Brasileiro já é o 3º maior consumidor mundial de carne de frango

Publicado em 04/05/2011 09:54 332 exibições
Quinto maior consumidor de carne de frango do mundo em 2009 - após EUA, Hong Kong e três países do Oriente Médio (Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Arábia Saudita) – em 2010 o brasileiro galgou duas posições, ficando à frente de Hong Kong e EUA e atrás apenas dos Emirados Árabes Unidos e do Kuwait.

A liderança dos dois primeiros colocados não está ameaçada. Mas em 2011 o Brasil deve firmar ainda mais a posição e, com expansão de 4,2% sobre 2010 (ou de 17,1% sobre 2009) deve registrar um consumo interno da ordem de 47,3 kg per capita.

Notar que na relação, abaixo, dos “top ten” – elaborada a partir de dados do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) – quatro dos seis primeiros colocados estão assinalados com um asterisco na cor vermelha: são países que se encontram entre os 10 principais importadores de carne de frango do Brasil. Quer dizer: além de garantir o terceiro maior consumo per capita do mundo, a carne de frango brasileira participa do alto consumo de outros quatro países. Na verdade, entre os seis maiores consumidores mundiais, o produto do Brasil só não está presente nos EUA. Que, por sinal, tem agora um consumo per capita de carne de frango menor que o dos brasileiros.

Em tempo: os dados das entidades avícolas brasileiras indicam que, em 2010, a disponibilidade interna de carne de frango foi de 44,5 kg per capita – 900 gramas anuais (ou 75 gramas mensais) a menos que o consumo apontado pelo USDA. Mesmo isso, porém, não tira do Brasil a terceira colocação.

A considerar, ainda, que alguns dos grandes consumidores relacionados são, também, grandes reexportadores. É provável, portanto, que a posição de grande consumidor dos brasileiros seja superior à apontada pelo quadro.

Tags:
Fonte:
AviSite

0 comentário