Frango, ovo, milho e inflação em abril de 2011

Publicado em 13/05/2011 08:38
Combinada com a desvalorização do frango (-13,94% no ano), a valorização de 36,43% do ovo fez com que os dois produtos passassem a apresentar - na vigência do real e até abril de 2011 – uma valorização muito próxima
.
Ambos, porém, continuam à distância da valorização obtida pelo milho, de quase 300% desde agosto de 1994.

De toda forma, os três produtos da agropecuária continuam com preços aquém da inflação apontada pelo IGP-DI da Fundação Getúlio Vargas, de 357% em quase 17 anos.

Mas o que não escapa, mesmo, são os ganhos obtidos pelo milho nos últimos 12 meses: o IGP-DI aumentou 11%; o ovo, perto de 20%; o frango, quase 27%; e o milho, mais de 76%.

Considerando-se que o grão é o principal (e mais caro) insumo de frangos e ovos e, por isso, impacta pesadamente os custos do setor, pode-se considerar verdadeiro milagre os dois produtos da avicultura não se encontrarem entre aqueles que vêm sendo taxados de vilões da inflação. Mas isso só ocorre porque os produtores, como sempre, são muito “bonzinhos”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário