Produtores de suínos reivindicam e Conab libera milho para venda balcão

Publicado em 10/06/2011 09:55
A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e representantes da cadeia produtiva de suínos no Brasil apresentaram hoje uma série de reivindicações visando a minimização das dificuldades que o setor suinícola está enfrentando nos últimos meses. As solicitações foram feitas durante audiência realizada nesta quinta-feira (09) com o Ministro da Agricultura, Wagner Rossi. O debate contou com a participação de presidentes das associações de criadores de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, além da presença de deputados federais engajados no setor.

As medidas são emergenciais e abordaram a Prorrogação de dívidas contraídas referentes a empréstimos de Investimentos e Custeios na área da suinocultura. Aqui, Rossi pretende buscar um direcionamento com o Secretário Adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt. “Nosso primeiro passo é acessar o Secretário com essa reivindicação e, num segundo encontro, levá-las ao Ministro da Fazenda, Guido Mantega”.

Outra proposta que está sendo analisada pelo Ministério da Agricultura é a possibilidade da diminuição nos preços de varejo da carne suína, que mesmo com os baixos valores de venda para os produtores, se encontra em índices muito altos para o consumidor, diminuindo o consumo em relação às outras carnes e agravando ainda mais a situação dos suinocultores. “Apresentaremos essas justificativas à Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e, com certeza, teremos um posicionamento favorável aos produtores”, disse o Ministro.

Já em relação à disponibilidade de P.E.P. (Prêmio de Escoamento de Produto) e do V.E.P. (Valor de Escoamento de Produto para aquisição de milho dos Estoques Públicos), para o setor de suínos, o Ministro foi taxativo. “Aqui precisaremos intervir diretamente junto à Conab”, já solicitando uma audiência com o presidente da entidade, Evangevaldo Moreira dos Santos. Durante encontro com o presidente na mesma tarde, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) se comprometeu a ampliar disponibilidade de milho para venda de milho a balcão para o Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, liberando a compra de 54 toneladas por produtor/mês por cerca de 3 meses. A medida deve atender parte da demanda de pequenos e médios suinocultores independentes. Segundo Rogério Colombini, diretor de Operações e Abastecimento da Conab, ainda falta acertar preço, que deverá atender as necessidades dos produtores nesse momento. O presidente da Acsurs, Valdecir Folador, avalia que a medida é importante para ajudar a suprir a demanda de milho. "Atende uma parcela de produtores e auxilia a tirar a pressão sobre o grão".

Quanto ao embargo de carnes imposto pela Rússia, o Ministro mantém sua posição de que o governo brasileiro irá tomar as providências necessárias para retomar as vendas de carne para a Rússia e não descarta ir, pessoalmente, a Moscou para tratar das negociações. Segundo Rossi, já estão sendo analisadas as alegações russas e as exigências fitosanitárias serão atendidas com grande investimento nos laboratórios. “A demanda por sanidade é cada vez mais exigente e precisamos buscar nosso crescimento nessa área se desejamos ser um dos maiores exportadores de carne mundiais”. O Ministro informou ainda que já foi solicitada a prorrogação do prazo para que sejam reanalisadas as medidas enviadas pelo Brasil.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
ABCS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário