Carne de frango em 2011: maior expansão na exportação ocorre na Região Sudeste

Publicado em 17/06/2011 09:20 192 exibições
Nada que ameace a tradicional e absoluta hegemonia da Região Sul, imbatível desde o início das exportações de carne de frango, em 1975. E, pelo menos por enquanto, nenhum risco para o segundo lugar ocupado há tempos pela Região Centro-Oeste. De toda forma, nos cinco primeiros meses do ano, a região brasileira que mais evoluiu nas exportações de carne de frango foi a Região Sudeste.

Em outras palavras, enquanto a receita cambial acumulada em cinco meses pela carne de frango aumentou 29% sobre idêntico período do ano anterior, a da Região Sudeste teve crescimento de, praticamente, 60%. Sul e Centro-Oeste tiveram incremento de receita pouco inferior à média nacional, de 26,5% e 27,8%, respectivamente.

No volume – que em termos nacionais aumentou perto de 8% – a expansão do Sul e do Centro-Oeste ficou em 6% e 5,3%, respectivamente, enquanto a da Região Sudeste aumentou 31,8%.

Os dados regionais da SECEX/MDIC possibilitam identificar quatro Regiões exportadoras. Ou, além das três tradicionais – Sul, Sudeste e Centro-Oeste – também a Região Norte. Supõe-se que a diferença faltante para completar o total efetivamente exportado tenha saído da Região Nordeste.

É a única Região em que a carne de frango não aparece entre os 100 principais produtos regionais exportados no período.

Tags:
Fonte:
AviSite

0 comentário