Carne de frango em 2011: maior expansão na exportação ocorre na Região Sudeste

Publicado em 17/06/2011 09:20
Nada que ameace a tradicional e absoluta hegemonia da Região Sul, imbatível desde o início das exportações de carne de frango, em 1975. E, pelo menos por enquanto, nenhum risco para o segundo lugar ocupado há tempos pela Região Centro-Oeste. De toda forma, nos cinco primeiros meses do ano, a região brasileira que mais evoluiu nas exportações de carne de frango foi a Região Sudeste.

Em outras palavras, enquanto a receita cambial acumulada em cinco meses pela carne de frango aumentou 29% sobre idêntico período do ano anterior, a da Região Sudeste teve crescimento de, praticamente, 60%. Sul e Centro-Oeste tiveram incremento de receita pouco inferior à média nacional, de 26,5% e 27,8%, respectivamente.

No volume – que em termos nacionais aumentou perto de 8% – a expansão do Sul e do Centro-Oeste ficou em 6% e 5,3%, respectivamente, enquanto a da Região Sudeste aumentou 31,8%.

Os dados regionais da SECEX/MDIC possibilitam identificar quatro Regiões exportadoras. Ou, além das três tradicionais – Sul, Sudeste e Centro-Oeste – também a Região Norte. Supõe-se que a diferença faltante para completar o total efetivamente exportado tenha saído da Região Nordeste.

É a única Região em que a carne de frango não aparece entre os 100 principais produtos regionais exportados no período.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário