Disponibilidade interna de carne de frango destoa da curva histórica

Publicado em 30/06/2011 09:57
Para quem procura justificativas para os baixos preços alcançados internamente pelo frango em abril e maio deste ano, o gráfico abaixo talvez proporcione boa parte da resposta.

De um lado ele mostra, em valores relativos (janeiro = 100), a evolução média da oferta interna mensal de carne de frango nos seis anos decorridos entre 2005 e 2010. E revela que o volume disponibilizado normalmente (ressalte-se: normalmente) no decorrer de cada exercício apresenta (não por acaso, claro) um comportamento muito semelhante ao da curva sazonal de preços das carnes, ou seja, o volume ofertado é menor no primeiro semestre (safra da carne bovina) e aumenta no decorrer do segundo semestre (entressafra).

Dessa forma, pela média dos últimos seis anos, observa-se que o volume disponibilizado em fevereiro corresponde a pouco mais de 80% do volume de janeiro. Isto, à primeira vista, seria natural, pois o mês tem três dias a menos (ou dois, nos anos bissextos). Mas apesar da subsequente recuperação em relação a fevereiro, a queda em relação a janeiro ainda persiste por mais oito meses. Quer dizer: somente após outubro é que o volume ofertado volta a superar os números de janeiro, com o ápice sendo atingido em dezembro.

Em 2011 tudo começou exatamente dentro do esperado. Tanto que a curva do primeiro trimestre se sobrepôs quase totalmente à curva “histórica”. Mas foi só. Porque em abril, quando o volume ofertado deveria corresponder a, no máximo, 90% do volume de janeiro, a oferta efetiva superou os 95%.

Não parou por aí, porém. Porque em maio a oferta interna correspondeu a, praticamente, 99% do volume disponibilizado em janeiro. Dessa forma, o volume que deveria estar sendo alcançado somente no quarto trimestre do ano foi alcançado já no segundo trimestre.

Os valores relativos a junho corrente somente serão conhecidos dentro de 30 dias. Mas nada indica que tenha ocorrido alguma mudança sensível no comportamento do setor. Aponta nessa direção o fato de os preços atualmente recebidos serem praticamente similares aos de maio passado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário