Preço da saca de milho inviabiliza criação de suínos em MT

Publicado em 19/07/2011 07:43
Os criadores de suínos de Mato Grosso continuam a amargar prejuízos diários por conta do alto custo de produção no Estado. Recentemente a Associação dos Criadores (Acrismat) solicitou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) a realização de leilões de milho com prêmio de compra para os produtores do Estado, nos mesmos moldes do Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (PEPRO).

De acordo com o presidente da Acrismat, Paulo Lucion, o preço da saca de milho, comercializado entre R$16 a R$18, está inviabilizando a produção de suínos no Estado. “Precisamos que o governo interfira e venda milho mais barato para os produtores do nosso Estado, o preço da carne caiu e o milho aumentou, está cada vez mais difícil trabalhar”, revelou o presidente.

Segundo Lucion, outro custo alto da produção é a energia, que consome boa parte dos recursos da atividade. Recentemente, a Acrismat solicitou ao Governo do Estado a suspensão temporária do percentual de ICMS que incide sobre as contas de energia dos produtores de suínos. “No Paraná, já há um dispositivo em forma de legislação que suspende a cobrança de ICMS sobre a energia dos suinocultores assim que o setor entra em crise”, informou.

Lucion informa ainda que o preço do milho deve subir em razão da quebra de safra de Mato Grosso, que chega a 20%. Em outros Estados, em razão das geadas no Mato Grosso do Sul e no Paraná, a oferta de milho diminuiu também.

A Acrismat ainda solicitou à Conab, a realização de compra de milho via balcão. Segundo a Associação em Mato Grosso esta modalidade de venda não era realizada no Estado. Em pedido feito pela Associação Brasileira de Criadores de Suínos, ABCS, a Acrismat solicitou a oferta deste tipo de venda para os suinocultores de Mato Grosso, pela quantidade mínima de 27 mil quilos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Só Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário