Ministério busca solução para produtores de queijo minas artesanal

Publicado em 18/11/2011 11:26
O ministro interino José Carlos Vaz conversou com o governador de Minas Gerais Antonio Anastasia sobre o tema em reunião na quinta-feira
O secretário-executivo que responde interinamente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Carlos Vaz, esteve nessa quinta-feira, 17 de novembro, com o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, e com os secretários de Agricultura e de Transporte e Obras Públicas daquele estado.

A pedido do ministro Mendes Robeiro Filho, que retorna ao trabalho na próxima segunda-feira (21), ficou acertado que o secretário-executivo do Mapa e o secretário de Agricultura de Minas vão construir uma pauta conjunta para impulsionar ainda mais a produção agrícola da região. Vaz destacou a prioridade que Mendes Ribeiro Filho está dando ao diálogo com as diferentes regiões do país.  Também informou que o ministro pretende anunciar ate o final do ano uma solução para a situação dos produtores mineiros de queijo artesanal.

Anastasia agradeceu o empenho na questão, lembrando que 75% da populaçào mineira vive no interior, o que faz de Minas Gerais um estado fundamentalmente agrícola. “A agricultura, para nós, é uma vitamina permanente, pois gera renda no interior. Queria que o Mapa tomasse Minas como um verdadeiro laboratório de políticas públicas”, disse o governador.

O ministro interino também conversou diretamente com lideranças rurais na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg). Ouviu demandas de setores como café, pecuária e cooperativas de crédito. O secretário executivo falou sobre a intenção de Mendes Ribeiro Filho de fortalecer o cooperativismo. “O futuro da Agricultura está no fortalecimento das cooperativas e o ministro vê nas cooperativas de crédito um caminho mais direto de atendimento ao produtor”, afirmou José Carlos Vaz.

Nesta sexta-feira, 18 de novembro, o ministro interino continua cumprindo agenda em Belo Horizonte. Estão previstas reuniões na Conab, na Superintendência Federal de Agricultura de Minas Gerais, na Ceasa e no Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro/MG). José Carlos Vaz retorna a Brasília no final da tarde.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
MAPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Telmo Heinen Formosa - GO

    A história do queijo assassino de Minas Gerais você encontra bem aqui neste link. http://www.noticiasagricolas.com.br/blog/telmo/2011/07/o-queijo-assassino-de-uberaba/ - Além de Ambientalóides a agricultura enfrenta a ANVISA e os Fiscais do Trabalho apoiados pelas mesmas ongues que apoiam o ambientalismo.

    0