Federarroz vai à Brasília negociar dívidas arrozeiras

Publicado em 19/12/2011 16:56
Uma solução para o endividamento seria o grande presente de Natal para o setor
Nem mesmo às vésperas do Natal a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) vai cessar a luta pela viabilidade da lavoura gaúcha. Nesta terça-feira, o presidente Renato Rocha, acompanhado de dirigentes da Farsul e da Fetag, estará em Brasília (DF) para participar de reuniões com representantes e técnicos dos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Ministério da Fazenda (Mfaz). A primeira reunião será com o secretário nacional de Política Agrícola, Caio Tibério da Rocha, às 8h30min. Logo depois, o encontro será com o ministro da Fazenda em exercício, Nelson Barbosa. As reuniões foram marcadas pelo deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS).

           

O presidente da Federarroz vai cobrar respostas do governo. Os rizicultores reivindicam o prazo 35 anos para quitar as dívidas históricas, agravadas por catástrofes climáticas e a falta de rentabilidade nas safras recentes. Pedem dois anos de carência e juros de 2,5% ao ano. E o pagamento de parcelas regressivas, começando pelo comprometimento de 4,2% do faturamento da atividade, e terminando com 2,4%. O endividamento do setor arrozeiro supera os R$ 3 bilhões.

 

Entre prorrogações, custeio, investimentos, Securitização, PESA, Fat Giro Rural, Produsa, EGF prorrogado e outros, a dívida do setor representa cerca de 60% do valor bruto de uma safra. “Este passivo se tornou um fardo pesado para o setor carregar, pois vem comprometendo a atividade e afetando os preços de mercado na medida em que obriga o produtor a investir menos em tecnologia e vender a safra para cumprir pagamentos quando os preços estão baixos. Isso pressiona o mercado e retira a rentabilidade da lavoura, sem contar as dificuldades de acesso ao crédito que isso vem causando”, enfatiza Renato Rocha.

           

 Ainda segundo o dirigente, é importante que o governo federal tenha uma proposta ao setor antes da próxima safra, pois os rizicultores terão que pagar 100% do custeio 2011/12, mais 20% que foram prorrogados da safra passada, investimentos, EGFs, Pesa, Securitização, entre outros compromissos logo após a colheita. “É muita conta para pagar com a renda média que se está obtendo com a orizicultura”, atesta. Para Renato Rocha, a promoção de uma campanha nacional de consumo e a solução para o endividamento são os dois únicos pontos das demandas arrozeiras que o governo federal ainda não se posicionou ou acenou com medidas. “Este é o momento”, afirma.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Federarroz

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário