Produtores de arroz intensificam a colheita

Publicado em 24/02/2012 07:10
A cultura do arroz começa a entrar em fase de colheita com mais intensidade, alcançando, em termos estaduais, 5% do total da área, outros 13% já estão maduros e por colher. Segundo o Informativo Conjuntural elaborado pela Emater/RS-Ascar, em São Borja, Itaqui, Maçambará e Agudo, onde a colheita atinge percentuais maiores, a produtividade média alcançada até o momento gira ao redor dos 6.700 kg/ha, ante uma expectativa inicial, para essa região, de 7.500 kg/ha. Já em Cacequi, na região Central, a colheita iniciou com uma produtividade menor (6.200kg/ha) e com uma qualidade de grãos baixa, na faixa de 54% de grãos inteiros, fruto da pouca disponibilidade de água para irrigação durante o ciclo. O desenvolvimento e a sanidade dessas lavouras são considerados normais. Nesse sentido, as últimas chuvas ocorridas nos últimos dias nas principais zonas de produção, localizadas principalmente na parte Centro-Sul do Estado, têm ajudado os rios e riachos a aumentar a disponibilidade de água para a irrigação, o que dá uma sobrevida às áreas que estavam sendo prejudicadas pela forte estiagem.
 
Prossegue a colheita da 1ª safra de feijão no Estado, avançando e devendo estar finalizada no início do mês de março. As chuvas que voltaram a cair em boa parte das regiões produtoras não influirão no resultado da safra, pois restando apenas 10% da área a ser efetivada. Essas precipitações que melhoraram a capacidade de umidade do solo possibilitam, nas áreas mais prejudicadas com a estiagem, a semeadura da safrinha, que ainda não tem previsão de área definida.
 
Devido às condições adversas registradas ao longo do ciclo do milho, com a deficiência hídrica se acentuando a partir de meados de novembro passado, há muita oscilação nos rendimentos alcançados nesta safra. O que foi semeado em agosto de 2011 vem obtendo produtividades próximas a 100 sacos/ha (6 mil kg) em algumas áreas. Naquilo que foi semeado após o mês de setembro, esses rendimentos baixam para 3,6 mil kg/ha, ou mesmo para 1,8 mil kg/ha, dependendo da área. Em termos estaduais, porém, a média vem se mantendo em torno dos 2,7 mil kg/ha. No momento, a área colhida representa 36% do total cultivado, existindo ainda 20% já maduros e por colher.
 
Na soja, a falta de chuvas, a baixa umidade do solo e as altas temperaturas verificadas em boa parte do último período agravaram a situação de algumas lavouras, aumentando os danos e baixando a perspectiva de um rendimento satisfatório dessas lavouras. O retorno das chuvas deverá ajudar o enchimento de grãos, porém, o que se visualiza na maioria das lavouras é a baixa fixação de flores e vagens. Mesmo onde as plantas cresceram devido às chuvas ocorridas no período entre novembro e fevereiro, o número de vagens é pequeno. Nesse cenário, os cultivares precoces foram os mais prejudicados.
 
Teve início também a colheita da variedade Chocolatinho do caqui, cultivada nos locais de clima mais quente, ou seja, nos vales dos maiores rios da Serra, Caí e Antas. Em razão da estiagem, as plantas apresentam-se com débeis carregadores (brotos produtivos) e frutos de calibre reduzido. A maturação também ocorre de forma antecipada e, principalmente, com totalidade de frutas ao mesmo tempo. Porém, a doçura das mesmas está bastante elevada. O preço médio percebido na propriedade foi estabelecido em R$ 1,20/kg.
 
Os campos nativos, com as últimas chuvas, melhoraram sensivelmente a rebrota e, em consequência, a qualidade, mas ainda com baixa disponibilidade de massa verde. As pastagens cultivadas de verão, tanto a anual como as perenes, tiveram um melhor desenvolvimento, aumentando sua capacidade de suporte e qualidade. As pastagens continuam em recuperação após as chuvas, mesmo que esparsas da última semana.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Emater/RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário