Exportações reforçam recuperação dos preços do arroz

Publicado em 17/04/2012 16:07
País aumentou o ritmo das vendas externas em março
Depois do recorde de exportação alcançado no ano comercial 2011/12, com 2,09 milhões de toneladas, o Brasil aumentou o ritmo das vendas externas no primeiro mês do ano comercial 2012/13. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o Brasil alcançou volume de exportação de 186,7 mil toneladas de arroz (base casca), praticamente o dobro do volume embarcado em fevereiro. A participação do arroz beneficiado é significativa e representa praticamente a metade das vendas internacionais.

O presidente da Federarroz, Renato Rocha, considera que são números a serem comemorados e que ratificam a posição da entidade de que o Brasil alcançará exportação próxima de 1,5 milhão de toneladas no atual ano comercial. “Este volume de vendas, mesmo sem o suporte de mecanismos do governo federal demonstra que a qualidade do arroz brasileiro está fidelizando clientes e que há outros fatores de competitividade além dos preços. E vamos consolidar nossa fatia no mercado”, destaca. Ainda segundo Renato Rocha, nesta semana a Federarroz terá reunião com um grupo europeu interessado em importar grandes volumes de arroz do Brasil. “Há demanda, e com os mecanismos de suporte aos preços internos devemos superar em muito os números da Conab”, cita.

Diante de um cenário de escassez de oferta e do pico de colheita no Mercosul, as importações também foram significativas em março, chegando a praticamente 120 mil toneladas, o dobro das compras de fevereiro. No entendimento do dirigente arrozeiro, a Argentina desovou o restante de seus estoques represados ao longo do ano, com 63 mil toneladas, seguida do Uruguai e Paraguai. “O Paraguai só produz pra vender para o Brasil”, cita.

Ainda assim, lembra que o Brasil arranca com um superávit de 60 mil toneladas, depois de ter alcançado um recorde de exportações no ano passado. “Esse é mais um indicativo de preços internos mais fortes em 2012, mas também reforça a necessidade de exportarmos para não permitir que os excedentes do Mercosul afetem negativamente os preços internos”, acrescentou.

Em 2011/12 a exportação brasileira somou 2,09 milhões de toneladas, ou 234% mais vendas externas do que no ano anterior (40 mil t acima do previsto pela Conab no final do ano e mais de 1 milhão sobre o projetado no início de 2011). Quase 60% do volume foram destinados aos países africanos, com 65% do total de arroz beneficiado, portanto, com valor agregado e a geração de empregos e renda no Brasil. Só o arroz parboilizado representou 840 mil toneladas, ou 40% das vendas. Ao longo do ano comercial 2011/12, o Brasil importou 821,4 mil toneladas, ou seja, 29 mil toneladas baixo da previsão da Conab.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Federarroz

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário