Feijão: Quebra no sul do país favorece produção de MT

Publicado em 28/05/2012 11:43 675 exibições
Em algumas propriedades, o grão é plantado logo depois do milho safrinha. Agricultores de Mato Grosso estão aproveitando para faturar mais.
Os problemas com a safra  do feijão no Sul do Brasil aumentaram a procura dos grãos no Centro-Oeste, com o preço da saca atingindo valores bem acima das expectativas.“Chegamos a comercializar feijão a R$ 250 a saca na lavoura”, explica o agricultor Osmar Boschilia.
Cento e setenta hectares é a área destinada em uma propriedade, em Primavera do Leste, sul de Mato Grosso, para a produção do feijão comum, da variedade carioca pérola, uma das mais consumidas no Brasil. Outro tipo que tem chamado a atenção dos produtores é o feijão caupi. A cultura está em forte  expansão porque o cultivo requer pouca água. Cada hectare plantado deve produzir cerca de 30 sacas, o equivalente a 1.800 quilos. Tudo que for colhido terá como destino os estados no Norte e Nordeste do país.
Nesse cenário, a produção de feijão de Mato Grosso deve atingir 180 mil toneladas, aumento de 10% em relação à safra passada.A procura pelo grão, que já era satisfatória, aumentou ainda mais este ano. 

Com informações do Globo Rural. 
Tags:
Por:
Thaís Jorge
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário