Trigo: Conab aponta recuo na produção dos grãos

Publicado em 06/06/2012 09:54
De acordo com o primeiro levantamento da Conab sobre as culturas de inverno, a produção do trigo deve recuar 14,6% em comparação ao ano passado. A estimativa, divulgada na última terça feira dia 5, aponta que no comparativo com 2011 a nova safra deve chegar a 2,34 milhões de toneladas,com um recuo da produtividade estimado em 18,4%, não ultrapassando 2.400 quilos por hectare.  

A pesquisa foi realizada entre 14 e 18 de maio, e indica quase nada plantado. O plantio no Rio Grande do Sul é o mais atrasado devido à estiagem, que dificulta a semeadura, prevista para se prolongar em julho. Isso pode comprometer produção e produtividade.

Segundo o superintendente da Conab/RS, Glauto Melo Junior,estes números devem mudar no próximo estudo, no fim do mês. "A expectativa é que a área tenha acréscimo de 10%, e assim, produção e produtividade também sejam alteradas". revela.O presidente da Comissão de Trigo da Farsul, Hamilton Jardim, avalia que exatamente pelo fato de poucas áreas terem sido plantadas, qualquer estimativa é precipitada. Segundo ele, o produtor deve fazer o que estiver ao seu alcance, principalmente investir em tecnologia, para ter boa produção, qualidade e liquidez. O presidente da Fecoagro, Rui Polidoro Pinto, concorda. 

Conforme a Conab, o Brasil terá área 11,3% menor, de 1,9 milhão de hectares. No Paraná, estado historicamente líder e já com plantio quase concluído, o recuo deve ser de 24%, para 792,3 mil hectares. Dentre os fatores de desestímulo, estão a dificuldade de venda e elevação de custo. Em encontro do setor em Passo Fundo, o secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, defendeu cotas de importação para maior competitividade do cereal, além da unificação do ICMS entre estados. 


Com informações do Correio do Povo
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Thaís Jorge
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário