Sul e Centro-Oeste produzirão 78% da safra de grãos 2012/13

Publicado em 11/01/2013 07:23
Nordeste deverá apresentar maior crescimento percentual entre todas as regiões do país, de 21%.
A produção de grãos na região Centro-Oeste deverá bater recorde na atual temporada, somando 71,6 milhões de toneladas – o que representa 0,6% a mais que o obtido em 2011/12. Com perspectiva de crescimento também no Sul do país, as duas regiões, juntas, responderão por 78% da safra de grãos 2012/13.

A maior alta percentual, no entanto, será da região Nordeste, 21% superior ao produzido entre 2011/12. Em seguida – recuperando-se das perdas da temporada anterior, aparece o Sul, com 19%, e o Nordeste (5%). O Centro-Oeste, apesar de não apresentar aumento tão expressivo (0,6%), deve registrar a quinta safra consecutiva de elevação produtiva – se for desconsiderada a colheita 2008/09, são 23 anos seguidos de crescimento.

O Mato Grosso permanecerá como o maior estado produtor, com total de 41 milhões de toneladas de grãos. Em seguida, aparece o Paraná, com 35,4 milhões de toneladas, e o Rio Grande do Sul (27,5 milhões de toneladas). Os dados são do levantamento da safra atual divulgado em janeiro pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A previsão de colheita de 180,41 milhões de toneladas em todo o Brasil, além de ser a maior da história, em parte é resultado do acesso ao crédito pelo produtor rural cada vez mais facilitado, de acordo com secretário de Política Agrícola do Mapa, Neri Geller.

“O Governo tem feito sua parte, reduzindo juros e desburocratizando as aquisições de empréstimos pelo setor do agronegócio. Com a perspectiva de regionalizar as futuras políticas agrícolas – identificando as necessidades locais, os cenários futuros mostram que serão batidos recordes seguidos nas próximas”, afirmou Geller.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário