Ciep discute política de armazenamento de grãos

Publicado em 27/02/2013 08:44 289 exibições
O primeiro encontro do Conselho Interministerial de Estoques de Alimentos (Ciep) que ocorreu nesta terça-feira, 26 de fevereiro, reuniu autoridades ministeriais para definir uma política de regulação dos estoques públicos de alimentos. O objetivo é monitorar e administrar os volumes da produção de grãos. Compõem o Conselho, presidido pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e o ministro interino Nelson Barbosa.

Durante o evento, realizado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), foram tratados temas referentes ao Plano Safra e os aspectos conjunturais da safra de arroz, feijão, mandioca, milho e trigo. Na opinião de Mendes Ribeiro Filho, as reuniões do conselho – previstas para ocorrer a cada 20 dias – serão muito produtivas, já que permitem às autoridades governamentais conheceram todos os aspectos que envolvem a cadeia produtiva. “Dessa maneira, agiremos de forma integrada com as outras áreas, com o intuito de manter a produtividade crescente que a agricultura brasileira vem apresentando”, afirmou. Mendes ressaltou a expectativa de uma safra recorde de grãos em 2013. “Estamos plantando a maior safra de todos os tempos”, observou.

A Câmara Técnica – composta pelos ministérios da Agricultura, da Fazenda, do Desenvolvimento Agrário, Casa Civil, além da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) –, deve apresentar ao Conselho, dentro de 20 dias, as propostas relativas à aquisição e a liberação dos estoques de grãos.

O ministro da Agricultura apontou ainda que o Ciep vai discutir o planejamento agropecuário brasileiro. “Os assuntos aqui tratados, impactam em várias áreas do governo. É importante colaborarmos com a discussão e a definição das políticas de atuação”, disse.

Tags:
Fonte:
Mapa

0 comentário