Rio Grande do Sul intensifica a aproximação comercial com a Nigéria

Publicado em 08/03/2013 14:55
A Nigéria tem uma população de 167 milhões de habitantes e, segundo o Banco Mundial, é o maior mercado em crescimento da África em números de investimentos estrangeiros no país
Em encontro realizado nesta quarta-feira, no parque da Expodireto/Cotrijal, em Não Me Toque, o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, juntamente com o presidente do Irga, Claudio Pereira, tratou com representantes de uma missão da Nigéria, liderada pela embaixador Vincent A. Okoedion, da intensificação das relações entre o  País africano e o Estado. Nesta quinta-feira, às 15h30min, o governador Tarso  Genro recebe os nigerianos no Palácio Piratini.

A Nigéria tem uma população de 167 milhões de habitantes e, segundo o Banco Mundial, é o maior mercado em crescimento da África em números de investimentos estrangeiros no país. A Nigéria é considerada o maior parceiro comercial da África com o Brasil. No ano passado, os negócios entre os dois países somaram 9,5 bilhões de dólares, sendo que o Rio Grande do Sul foi responsável por um quarto desse valor.

A aproximação entre o Estado e a Nigéria iniciou em novembro do ano passado, quando da primeira visita do embaixador ao solo gaúcho. No mês passado, a presidenta Dilma Russef esteve com o presidente nigeriano e ambos firmaram um acordo de intenção de cooperação entre os dois países.Na primeira visita a uma feira gaúcha, o embaixador no Brasil destacou queo objetivo "é estreitar laços de cooperação e comércio nos segmentos de máquinas agrícolas, coureiro calçadista, veículos, tecnologias para a agricultura na área de arroz, irrigação e cooperação técnica".

Segundo Okoedion, na agricultura os equipamentos nigerianos estão muito defasados e com
tecnologia ultrapassada. "Portanto, o Rio Grande do Sul tem muito a contribuir com o desenvolvimento de nosso país, onde ainda temos 60 % da área disponível para a agricultura", esclareceu.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Seapa-RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário