Trigo: Onda de frio deixa produtor do Sul do País em alerta

Publicado em 24/07/2013 15:04

A recente onda de frio no Sul do País tem deixado em alerta produtores de trigo consultados pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP. No Paraná, o maior receio é para a chamada “geada negra”, fenômeno meteorológico verificado pela última vez no estado em 1975, que causa o congelamento da parte interna da planta e sua morte. Nesta semana, chegou a nevar e gear em muitas cidades paranaenses. Segundo a Somar Meteorologia, o estado deve registrar novas geadas nos próximos dias – ainda não se sabe, no entanto, se serão tão intensas como a observada há 38 anos.
 
Em muitas regiões do Paraná, o grão está em fase de formação, período em que a planta é mais sensível ao clima. Segundo a Seab/Deral (Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento), praticamente toda a área destinada ao trigo no estado, de 941 mil hectares, já havia sido semeada até o último dia 15. Nesta manhã, a Secretaria indicou que, desse total, 52% estão em floração ou frutificação, fases em que podem ocorrer danos. Ainda segundo a Secretaria, as geadas mais fortes previstas para esta semana podem atingir aproximadamente 320 mil hectares de lavouras suscetíveis. A Secretaria deve divulgar, daqui a um mês, um novo levantamento de safra, no qual estarão computadas as possíveis perdas por geadas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário