Trigo: No RS, lavouras do cereal ainda apresentam bom potencial produtivo

Publicado em 04/10/2013 10:06

Trigo – Mesmo com alguns episódios climáticos desfavoráveis, ocorridos recentemente, as lavouras ainda apresentam bom potencial de produção. No entanto, já são contabilizadas perdas pontuais em algumas lavouras, em especial nas Missões e Fronteira Noroeste, causadas pelas geadas ocorridas semanas anteriores, o que resulta em algumas poucas solicitações de Proagro. De maneira geral, entretanto, a cultura evoluiu rapidamente para o estádio de enchimento de grão, mantendo o desenvolvimento dentro do esperado, com boa condição sanitária e perspectiva de boa colheita. 

Milho – O plantio no Estado avançou pouco durante esta semana devido, principalmente, ao ambiente úmido e às chuvas que ocorreram. No momento, a safra atual alcança 47% da área cultivada, ficando abaixo dos percentuais em anos anteriores. O receio de mais frio e o solo bastante úmido frearam o ingresso de máquinas nas lavouras. De maneira geral, as condições de desenvolvimento das lavouras implantadas há mais tempo são consideradas boas. Já as semeadas mais recentemente têm se ressentido das temperaturas mais baixas, denotando uma emergência e um desenvolvimento inicial mais lento. Nesse sentido, os produtores têm intensificado, quando as condições de manejo das lavouras permitem, a aplicação de adubação nitrogenada em cobertura, visando dar melhores condições de desenvolvimento das plantas, além de monitorar a ocorrência de pragas e moléstias e seu consequente controle. 

Clique aqui e leia o boletim na íntegra

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Emater/RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário