Mosaico Estriado do Trigo: Praga agrícola faz pesquisadores do Brasil e da Argentina se unirem para combatê-la

Publicado em 08/10/2013 08:55

Mais uma praga agrícola tem direto o sono de agricultores brasileiros e argentinos. O Wheat streak mosaic virus (WSMV), agente causal do mosaico estriado do trigo, e seu ácaro vetor Aceria tosichella, conhecido como ácaro do enrolamento do trigo, ampliou sua distribuição geográfica e diversidade de hospedeiros de tal forma que pesquisadores brasileiros e argentinos se uniram para avaliar a expansão e alternativas de manejo do ácaro e as viroses transmitidas na América do Sul.

Um grupo de especialistas de ambos os países esteve reunido na Embrapa Trigo na segunda quinzena de setembro também para discutir estratégias de combate. O ácaro Aceria tosichella Keifer (Prostigmata: Eriophyidae) afeta o cultivo de cereais em várias partes do mundo, como América do Norte, Europa, Ásia e Austrália. Na América do Sul, o primeiro registro do ácaro foi na Argentina em 2004, e detectado no Brasil pouco tempo depois, provavelmente disseminando-se através do vento ou via sementes contaminadas.

Leia a notícia na íntegra no site do AgroOlhar.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AgroOlhar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário