Trigo: Lavouras estão em fase final de maturação no RS

Publicado em 11/10/2013 11:22

Trigo – A semana apresentou clima favorável ao desenvolvimento da cultura, com temperaturas baixas, alta luminosidade e insolação, ventos do quadrante sul e baixa umidade. As consequências das geadas ocorridas em fins de setembro já podem, enfim, serem observadas em algumas espigas de lavouras atingidas, onde alguns grãos não se desenvolveram a contento, diminuindo a quantidade de grãos totalmente formados. Os grãos que se desenvolveram de forma normal (a maioria) apresentam bom aspecto. Em termos de prejuízos não é possível quantificar, de forma precisa, a redução na produtividade geral, pois foram poucas as lavouras atingidas de forma severa pelo fenômeno e que tiveram a totalidade dos grãos prejudicados. De maneira geral, a cultura encontra-se em fase final de enchimento de grãos, passando para maturação. As primeiras lavouras colhidas, situadas mais ao Norte do Estado, próximas ao Rio Uruguai, apresentaram bom rendimento e boa qualidade do grão, mantendo a perspectiva de uma produção acima das expectativas iniciais. A grande preocupação dos triticultores, no momento, continua sendo o clima, pois em alguns municípios ocorreu queda de granizo, trazendo alguns prejuízos aos produtores rurais.

Milho – A implantação da cultura avançou na semana que passou devido às condições climáticas favoráveis. Com o predomínio do sol, alta insolação e umidade no solo, a cultura conseguiu se recuperar dos dias frios e com baixa insolação, se desenvolvendo rapidamente e apresentando coloração mais intensa. Pequenas áreas necessitaram replantio devido às ações das geadas registradas em fins de setembro. Nas lavouras implantadas em áreas de baixadas, ou propensas ao acúmulo de umidade, as sementes encontram certa dificuldade para germinar, e nas que já germinaram, as plantas estão com crescimento abaixo do esperado e apresentam coloração amarelada/vermelhada, devido à alta umidade do solo e às baixas de temperaturas registradas durante as madrugadas e início do dia. Nesse cenário, a área plantada avançou para 52% do total previsto, com 48% germinado.

Clique aqui e leia o boletim na íntegra 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Emater/RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário