RS pode ter sua maior safra de trigo
A colheita do trigo safra 2013, praticamente encerrada (98% colhidos) no Rio Grande do Sul, vem apresentando resultados surpreendentes, conforme informações divulgadas nesta quinta-feira (05/12), pelo Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar. Depois de um período de preocupação, tendo em vista as condições meteorológicas, principalmente durante as fases de floração e enchimentos de grãos, os produtores gaúchos estão bastante satisfeitos com as produtividades médias obtidas, que passou de 2.623 kg/ha para 2.822 kg/ha, em âmbito estadual. Com isso, eleva-se a produção total da safra 2013 para 2,914 milhões de toneladas.
Se confirmada essa produção, seria a maior safra alcançada até hoje no Estado, superando a de 2011, quando 2,745 milhões de toneladas foram colhidos, segundo o IBGE. De acordo com o Levantamento sobre a Situação das Culturas, elaborado pela Emater/RS-Ascar, referente à segunda quinzena de novembro (23/11), em todas as regiões administrativas (com informações de 288 municípios) houve aumento nas produtividades entre um levantamento e outro, elevando a média do trigo em âmbito estadual. Dentre as regiões da Emater/RS-Ascar, as que se destacam em termos de produtividade média alcançada são Passo Fundo, com 3,2 mil kg/ha, seguida por Erechim e Caxias do Sul, com 3 mil kg/ha.
O resumo dos números e sua comparação com a safra passada podem ser vistos na tabela a seguir.
0 comentário

Federarroz: Temas estratégicos para a cadeia do arroz estarão em pauta na Abertura da Colheita

Ibrafe: fevereiro começa com preços estáveis e vendas melhores

Lucro trimestral do vendedor de arroz indiano KRBL cai devido a maiores despesas

Compradores de arroz filipinos atrasam 350.000 toneladas de cargas vietnamitas, dizem fontes

Investimentos em logística recém anunciados pelo Governo Federal não terão efeito prático no curto prazo e escoamento da safra 24/25 ainda será sofrida

Noites frias no final de 2024 podem ter prejudicado lavouras de arroz na fronteira oeste do RS