Safra principal de cacau na Bahia está superando as expectativas

Publicado em 06/02/2014 10:24

Na última semana (27/01 a 02/02) as entradas de cacau em amêndoas de todas as regiões produtoras no Brasil permaneceram praticamente inalteradas em relação à semana anterior e sinalizaram finais sólidos para as safras principais tanto da Bahia, quanto do Pará. Mas, segundo dados divulgados pela TH Consultoria, “a safra principal do Estado está superando as expectativas e poderá chegar a 1,3 milhão sacas ou até mais, enquanto o fluxo de cacau dos outros estados produtores também se mantém perto do limite superior da faixa de anos recentes”.  

Foram recebidas 39.136 sacas (60 kg) de amêndoas da Bahia e 17.591 sacas referentes aos demais estados produtores do fruto. No acumulado, o Brasil na safra internacional 13/14 já alcançou 3.051.732 sacas em amêndoas. O crescimento da safra está sendo atribuído ao clima, que foi propício para lavouras e também aos tratos culturais que foram intensificados nas lavouras.    

Um fator que tem despertado o ânimo dos produtores da região sul da Bahia é alta nos preços pagos pelo fruto. Na última semana os preços alcançaram um novo patamar e atingiu a marca de $2883 na bolsa de Nova Iorque, uma média R$ 105,00 no mercado interno, motivados principalmente pela alta do dólar e pelas notícias especulativas.    

Nesta terça-feira, 5, os mercados de cacau, ainda conforme dados da Consultoria, continuaram a consolidar-se em torno dos níveis recentes, com as operações concentradas na rolagem de posições em antecipação do vencimento do contrato de Março/14, cujo período de liquidação em Nova Iorque começará a partir do final da próxima semana. Os preços oscilaram dentro de faixas estreitas de variação de £19/$36 e marcaram minúsculos ganhos.  

O contrato de Março/14 em Nova Iorque fechou em alta de $7 cotado a $2884 no horário oficial e terminou o dia em $2883. O mesmo contrato em Londres subiu £5 para fechar em £1845. Os volumes somaram 22.331 contratos em Londres e cerca de 37.000 em Nova Iorque. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mercado do cacau

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário