Trigo: Demanda desaquecida mantém cereal desvalorizado
Os preços do trigo seguem em queda no mercado spot nacional, influenciados pela menor demanda pelo cereal. De acordo com colaboradores do Cepea, agentes de moinhos dizem estar abastecidos e/ou importando o trigo – alguns, inclusive, indicam que podem ficar fora do mercado nos próximos dois meses. Há aquisições, especialmente, por parte de pequenos e médios moinhos, que geralmente adquirem no mercado spot, mas as efetivações ainda são pequenas. Quanto ao plantio da nova safra, está chegando ao fim nos dois principais estados produtores do País – Paraná e Rio Grande do Sul. Agora, produtores se atentam à produtividade, que pode ser prejudicada pelo clima em algumas regiões. Porém, o crescimento estimado pela Conab, de quase 34% na oferta brasileira deste ano, totalizando 7,4 milhões de toneladas, depende, em especial, do ganho de cerca de 56% na produtividade das lavouras paranaenses.
1 comentário
Produtividade da canola será menor do o esperado, mas ainda em patamar elevado
Safra de sorgo 2024/25 começa a ser plantada em todo país; grão está presente na alimentação humana e animal e no biocombustível
Políticas de grãos da Rússia ajudam Ucrânia a garantir as vendas
Arroz/Cepea: Diferença entre mínimo e máximo é de apenas 1% em outubro
Terminal de Grãos do Maranhão anuncia primeiro embarque de sorgo
Exportações de grãos e oleaginosas da Ucrânia avançaram em outubro, diz sindicato
Marcelo De Baco Viamão - RS
Bom dia!
Nossa economia está desaquecida, o setor de máquinas e equipamentos relatou 20% menos vendas para o mesmo período comparado a 2013. Outros setores também relatam esta diminuição nas atividades. Não podemos direcionar todo o crédito, mas muito se deve à situação do câmbio, a opção de conter a inflação pela valorização do Real, está mostrando seus efeitos. Apostar somente na demanda interna faz com que os setores de produção sejam penalizados. O trigo, o arroz, o feijão o suco de laranja, o açúcar, etc estão na esteira deste descompasso. Ainda temos fatores de desvalorização das cotações na CBOT e nas outras bolsas mundiais, tanto para trigo, milho, soja e outros commodities.