Conab realiza leilão de troca de arroz para ajudar países atendidos pela ONU
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizará, nesta quarta-feira (11), três leilões de troca de arroz em casca a granel por arroz beneficiado. O objetivo é socorrer países atendidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), no âmbito do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA). A medida segue a Lei 12.429, de 20/06/2011, que autoriza o governo federal a doar estoques públicos de alimentos para assistência humanitária internacional.
Os avisos são os de número 18, 19 e 20. Em cada um deles a quantidade de arroz a ser trocada é de 901,7 t. Os países beneficiários são Guiné, Serra Leoa e Libéria. Todo o produto beneficiado deverá estar no navio no porto do Rio Grande (RS) entre primeiro e 31 de março.
A vantagem desta operação é que ela agiliza o processo de envio de ajuda aos países necessitados, uma vez que o produto já segue beneficiado e ensacado aos locais de destino. Por outro lado, quem participa destes leilões recebem uma quantidade um pouco maior de arroz, como forma de recompensa por entregar o produto já nas devidas condições de embarque.
A lei atribui ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) a incumbência de definir os quantitativos e os destinatários das doações.
0 comentário
Área plantada de feijão no Brasil em 2025 se manteve entre as menores já registradas
Exportações de arroz da Tailândia podem cair até 12,5% em 2026, prevê governo
Retro 2025-Feijão/Cepea: Em 2025, cotações do feijão preto cedem, enquanto os do carioca se sustentam
Federarroz avalia como sucesso os leilões da Conab para escoamento do arroz safra 2024/2025
Do prato ao campo: Como a queda no consumo de arroz e feijão afeta a saúde e a renda do produtor rural
Trigo/Cepea: Preços apresentam movimentos distintos dentre os estados