Chuvas devem impulsionar safra de trigo da Austrália, diz FCStone

SIEM REAP, Camboja (Reuters) - A produção de trigo da Austrália pode aumentar em cerca de 10 por cento este ano, para 26 milhões de toneladas, conforme as recentes chuvas melhoraram as perspectivas de produção na fase crucial de desenvolvimento da cultura, afirmou uma autoridade da corretora INTL FCStone.
Essa previsão supera a projeção de 23,6 milhões de toneladas do Escritório Australiano de Economia Agrícola e Ciências, em junho, quando o tempo seco pesava sobre as expectativas.
A produção do quarto maior exportador de trigo do mundo vai acrescentar suprimentos em um mercado global já bem abastecido, o que causou uma queda de cerca de 16 por cento no preço do cereal este ano.
"As culturas australianas estão parecendo melhores com a volta das chuvas recentes", disse Peter Rizzo, vice-presidente-executivo da INTL FCStone Ásia.
A Austrália não tem visto muito impacto de problemas decorrentes do El Niño, embora os meteorologistas estejam falando em uma intensificação do padrão climático mais tarde neste ano.
"O El Niño pode resultar em um final mais seco da primavera e poderia resultar em um período úmido de colheita. Uma colheita com umidade pode acabar fazendo a Austrália produzir uma grande quantidade de trigo de qualidade para ração", disse Rizzo à Reuters, durante uma conferência de grãos em Siem Reap.
No ano passado, o país produziu 23,7 milhões de toneladas de trigo.
(Por Naveen Thukral)
0 comentário
Área plantada de feijão no Brasil em 2025 se manteve entre as menores já registradas
Exportações de arroz da Tailândia podem cair até 12,5% em 2026, prevê governo
Retro 2025-Feijão/Cepea: Em 2025, cotações do feijão preto cedem, enquanto os do carioca se sustentam
Federarroz avalia como sucesso os leilões da Conab para escoamento do arroz safra 2024/2025
Do prato ao campo: Como a queda no consumo de arroz e feijão afeta a saúde e a renda do produtor rural
Trigo/Cepea: Preços apresentam movimentos distintos dentre os estados