Chuva gera incerteza para produtores de arroz da Região Central do RS

Publicado em 19/10/2015 09:44

A safra de verão mal começou e já gera dor de cabeça nos agricultores. O plantio de arroz na região central está no início, mas cerca de metade da área já semeada com a cultura terá de ser replantada, conforme dados do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

Na área de abrangência do escritório de Santa Maria – que compreende aindaSão Martinho da Serra e Dilermando de Aguiar – cerca de 500 hectares já foram plantados, o que representa 4,4% da área prevista para esta safra. Em Santa Maria, a Secretaria de Desenvolvimento Rural estima que, contando apenas o arroz pré-germinado, a quebra já tenha sido de 80%.

A maior parte da área já semeada recebeu o arroz pré-germinado, que precisa de um solo bastante úmido desde o começo do cultivo. Porém, mesmo esses produtores devem perder parte do investimento, já que chuva intensa da segunda semana de outubro ainda não escoou nos terrenos mais baixos.

– De forma geral, paira uma incerteza entre os produtores. Alguns já sabem que terão de replantar, outros ainda têm esperança de poder aproveitar. O arroz gosta de água, mas a chuva foi como uma torneira em um balde cheio. Lavouras perto de rios que transbordaram viram os brotos sendo levados embora – lamenta o técnico orizícola do Irga de Santa Maria, Roger Almada.

Na minoria que optou pelo plantio no seco está o produtor do distrito de Palma, em Santa Maria, Gerson Bianchin. No começo de outubro, ele semeou 20 hectares dos 140 que pretende cultivar com arroz. Para isso, escolheu uma área mais alta, onde não costuma alagar. Mas a chuva surpreendeu e, mesmo agora, que a água já baixou, ele teme que tenha perdido as sementes.

Leia a notícia na íntegra no site Zero Hora.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Zero Hora

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário