91% da cevada plantada no Brasil é resultado da pesquisa nacional

Publicado em 14/06/2016 15:31
Com previsão de colheita de 160, 4 mil toneladas, Paraná é o maior produtor nacional do cereal

No Brasil a área plantada com cevada em 2016 está estimada em 94,8 mil hectares, sendo que 91% será semeado com cultivares BRS, sigla que identifica materiais provenientes do programa de melhoramento genético liderado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Com uma produção nacional de aproximadamente 300 mil toneladas ao ano, o volume atende apenas 43% da necessidade da indústria brasileira que produz 1,3 milhão de toneladas de malte. Para suprir essa demanda ainda são importadas anualmente 400 mil toneladas de cevada.

De acordo com a Embrapa, a ampliação da área plantada com cultivares brasileiras contribuiu para o aumento de produtividade da cevada. Em 1985, quando ainda não havia cultivos com genética Embrapa, a produtividade média foi de 1.671 quilos por hectare. Dez anos depois, representando 46% da área, o rendimento médio das lavouras saltou para 2.526 quilos por hectare. Para 2016, com 91% da área semeada com BRS, a produtividade nacional média pode chegar a 3.300 kg/ha.

“O Brasil é grande consumidor e importador de malte e cevada apenas para atender a indústria cervejeira, havendo, portanto, grandes oportunidades para o aumento da capacidade de malteação e da produção de cevada”, salienta o pesquisador da Embrapa Trigo, Euclydes Minella.

Leia a notícia na íntegra no Gazeta do Povo

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Gazeta do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário