Arroz: Indicador Cepea atinge novo recorde em junho
O preço do arroz em casca no Rio Grande do Sul subiu com força em junho, impulsionado pela demanda aquecida e pela baixa oferta. O Indicador ESALQ/SENAR-SR, 58% grãos inteiros, teve alta de 14,6% no período, encerrando o mês a R$ 50,03/sc de 50 kg, no dia 30 – novo recorde real, em termos nominais, da série iniciada em setembro/2005.
De acordo com pesquisadores do Cepea, com necessidade de repor estoques e atender aos pedidos dos grandes centros consumidores, indústrias do Sudeste e Centro-Oeste elevaram suas compras. A firme demanda no mercado beneficiado também foi determinante para que indústrias se mantivessem ativas na aquisição do casca.
Do lado vendedor, orizicultores do RS consultados pelo Cepea permaneceram firmes nos valores pedidos pela saca do arroz em casca, fundamentados na queda do volume colhido na safra 2015/16. Ainda, a prorrogação do prazo de pagamento do custeio da safra 2014/15, concedida em meados de junho, trouxe maior acomodação às ofertas de casca, com produtores aguardando novas altas nos preços.
0 comentário
Área plantada de feijão no Brasil em 2025 se manteve entre as menores já registradas
Exportações de arroz da Tailândia podem cair até 12,5% em 2026, prevê governo
Retro 2025-Feijão/Cepea: Em 2025, cotações do feijão preto cedem, enquanto os do carioca se sustentam
Federarroz avalia como sucesso os leilões da Conab para escoamento do arroz safra 2024/2025
Do prato ao campo: Como a queda no consumo de arroz e feijão afeta a saúde e a renda do produtor rural
Trigo/Cepea: Preços apresentam movimentos distintos dentre os estados