Exportações de trigo da França devem ficar próximas de recorde, reduzindo estoques

PARIS (Reuters) - O escritório agrícola francês FranceAgrimer elevou as estimativas para as exportações de trigo soft do país em 2015/16 para próximo de um recorde, o que fez com que reduzisse novamente a previsão de estoques no maior produtor de trigo da União Europeia.
Em dados mensais sobre oferta e demanda, o FranceAgrimer projetou as exportações de trigo soft para fora da UE na temporada 2015/16 encerrada em 30 de junho em 12,8 milhões de toneladas, ante os 12,4 milhões estimados no mês passado e número próximo do recorde de 12,9 milhões registrado em 2010/11.
O escritório elevou progressivamente as estimativas mensais de exportação desde março, quando eram projetados 11 milhões de toneladas, em meio a uma aceleração das vendas para outros países, principalmente para o Marrrocos, afetado por uma seca.
O órgão também elevou sua estimativa de exportações de trigo da França para dentro da UE para 7,7 milhões de toneladas, ante 7,5 milhões anteriormente, em outra mostra da demanda pela oferta barata do país.
Com isso, a França deverá absorver parte dos elevados estoques, que haviam sido projetados em uma máxima de 17 anos de 6 milhões de toneladas pelo FranceAgrimer no início da temporada, após uma colheita recorde em 2015.
(Por Valerie Parent e Gus Trompiz)
0 comentário
Área plantada de feijão no Brasil em 2025 se manteve entre as menores já registradas
Exportações de arroz da Tailândia podem cair até 12,5% em 2026, prevê governo
Retro 2025-Feijão/Cepea: Em 2025, cotações do feijão preto cedem, enquanto os do carioca se sustentam
Federarroz avalia como sucesso os leilões da Conab para escoamento do arroz safra 2024/2025
Do prato ao campo: Como a queda no consumo de arroz e feijão afeta a saúde e a renda do produtor rural
Trigo/Cepea: Preços apresentam movimentos distintos dentre os estados