Arroz: Produtores aguardam levantamento de intenção de plantio do Irga
Tradicionalmente (exceto no último ano) o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) divulga a intenção de plantio para a próxima safra durante a Expointer. E essa é a expectativa dos produtores tanto para o arroz quanto para a soja em várzea, depois que nas últimas semanas foram intensos os contatos dos Núcleos de Assistência Técnica (Nate´s) e coordenadorias regionais do Instituto buscando informações junto aos agricultores para traçarem o perfil da próxima safra.
Junto às coordenadorias e Nate´s foi possível apurar que os dados já estão circulando internamente e foram repassados para algumas lideranças do Conselho do Irga, indicando mínima evolução da área plantada. Houve troca de informações entre os departamentos e algumas coordenadorias e Nate´s que acabaram confirmando à Planeta Arroz a previsão de leve crescimento na intenção de semeadura.
A condição é óbvia levando em conta quatro fatores básicos: o clima que deve ser mais favorável e a disponibilidade de água; a necessidade dos produtores pagarem quase duas safras com o resultado de apenas uma; o desespero que faz os arrozeiros sem acesso ao crédito oficial aceitarem quase que qualquer condição de financiamento das indústrias e, por fim, preços remuneradores neste segundo semestre.
Leia a notícia na íntegra no site Planeta Arroz
0 comentário
Área plantada de feijão no Brasil em 2025 se manteve entre as menores já registradas
Exportações de arroz da Tailândia podem cair até 12,5% em 2026, prevê governo
Retro 2025-Feijão/Cepea: Em 2025, cotações do feijão preto cedem, enquanto os do carioca se sustentam
Federarroz avalia como sucesso os leilões da Conab para escoamento do arroz safra 2024/2025
Do prato ao campo: Como a queda no consumo de arroz e feijão afeta a saúde e a renda do produtor rural
Trigo/Cepea: Preços apresentam movimentos distintos dentre os estados