Arroz: Produtores aguardam levantamento de intenção de plantio do Irga

Publicado em 25/08/2016 09:52
58 exibições
Expectativa é de que haja a divulgação da pesquisa na Expointer, como era prática do Irga nos governos passados, mas os próprios pesquisadores reconhecem que já foram desautorizados a falar sobre o assunto

Tradicionalmente (exceto no último ano) o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) divulga a intenção de plantio para a próxima safra durante a Expointer. E essa é a expectativa dos produtores tanto para o arroz quanto para a soja em várzea, depois que nas últimas semanas foram intensos os contatos dos Núcleos de Assistência Técnica (Nate´s) e coordenadorias regionais do Instituto buscando informações junto aos agricultores para traçarem o perfil da próxima safra.

Junto às coordenadorias e Nate´s foi possível apurar que os dados já estão circulando internamente e foram repassados para algumas lideranças do Conselho do Irga, indicando mínima evolução da área plantada. Houve troca de informações entre os departamentos e algumas coordenadorias e Nate´s que acabaram confirmando à Planeta Arroz a previsão de leve crescimento na intenção de semeadura.

A condição é óbvia levando em conta quatro fatores básicos: o clima que deve ser mais favorável e a disponibilidade de água; a necessidade dos produtores pagarem quase duas safras com o resultado de apenas uma; o desespero que faz os arrozeiros sem acesso ao crédito oficial aceitarem quase que qualquer condição de financiamento das indústrias e, por fim, preços remuneradores neste segundo semestre.

Leia a notícia na íntegra no site Planeta Arroz

Fonte: Planeta Arroz

Nenhum comentário