Clima favorece semeadura de trigo de inverno na Rússia para safra 2017

MOSCOU (Reuters) - A campanha da Rússia para a semeadura de trigo de inverno para a safra 2017 foi beneficiada pelo clima favorável até o momento neste outono, disseram analistas nesta quinta-feira, melhorando as chances do país de ter uma safra recorde pelo quarto ano consecutivo.
As lavouras na Rússia, um grande exportador de trigo para o norte da África e para o Oriente Médio, dependem fortemente das condições climáticas. O país produziu mais de 100 milhões de toneladas de grãos por ano em 2014 a 2016 porque um inverno ameno ou boas chuvas de primavera compensaram os danos causados por um outono seco ou úmido demais.
"A campanha de semeadura de trigo de inverno está correndo bem", disse Dmitry Rylko, chefe da consultoria agrícola IKAR.
"Eu ainda não ouvi grandes preocupações de ninguém porque há a experiência dos anos anteriores: qualquer que seja a condição dos grãos de inverno no fim de outubro, o resultado será o mesmo na primavera."
Produtores russos, que pretendem aumentar a área de plantio de culturas de inverno para a safra 2017 em 6 por cento em comparação com o ano anterior, já semearam 11,1 milhões de hectares, ou 64 por cento da área total planejada de 17,35 milhões de hectares, mostraram dados do Ministério de Agricultura.
A semeadura foi adiada pela chuva nos últimos dias e agora está alinhada com o calendário do ano passado, disse uma agência estatal de meteorologia.
(Por Polina Devitt e Olga Popova)
0 comentário
Preços de arroz e feijão caem, mas consumo segue em retração no varejo alimentar em 2025
CNA defende avanço nos padrões de qualidade para feijão e pulses
Plantio do Feijão 1ª Safra se aproxima do final no Rio Grande do Sul
Federarroz faz balanço de 2025 e projeta cenário desafiador mas otimista para 2026
Farsul divulga nota técnica sobre impactos da queda do preço do arroz na arrecadação do ICMS
Deral vê plantio recorde para 2ª safra de milho do Paraná, mantém previsão para soja