Trigo é o segundo cereal mais produzido no mundo

Publicado em 10/11/2016 14:42
Estados do PR, RS, SP, MG e SC estão entre os maiores produtores no país

João Alexandre Di Domenico, produtor em Campos Novos (SC)

Um dos cereais mais antigos e cultivados no mundo, o trigo ocupa seu espaço entre os produtores rurais brasileiros principalmente no Paraná e Rio Grande do Sul, mas também está sendo adaptado para as regiões de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

Caracterizado como uma cultura de inverno, o trigo tem seu dia comemorado hoje, 10 de novembro.

No Brasil, a produção do cereal na última safra foi de 5,5 milhões de toneladas distribuídas entre os estados da seguinte forma: Paraná, com 3,6 milhões; Rio Grande do Sul, com 1,5 milhão; São Paulo, com 263 mil; Minas Gerais com 245 mil e Santa Catarina com 117 mil.

De acordo com os registros históricos, o trigo já era produzido, em grande escala, há cerca de 10.000 a.C, em uma região conhecida como Crescente Fértil, que hoje ligaria o Egito ao Iraque.

Dentre os principais cereais atualmente produzidos no mundo _atrás apenas do milho_, o trigo é o que menos necessita de água. Zonas de clima temperado, com presença de chuvas moderadas e umidade abaixo de 75%, são favoráveis para o plantio. 

Na culinária mundial, a farinha de trigo é um dos ingredientes mais utilizados e sua qualidade está diretamente relacionada a uma série de fatores como a sanidade dos grãos, o estado de conservação da matéria prima e até o tipo do cereal.

Comissão - A Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA atua para aumentar a oferta do produto no Brasil, considerando que a demanda interna está em torno de 10,7 milhões de toneladas.

A Comissão propõe uma política específica para a cadeia do trigo, já que a produção é insuficiente para suprir o mercado interno.

Para o presidente da Comissão, Almir Dalpasquale, o governo brasileiro precisa reconhecer a necessidade de investir mais no desenvolvimento desta cadeia. 

“Infelizmente temos poucas políticas públicas voltadas ao seu cultivo do trigo. É muito importante que o governo brasileiro olhe isso com melhores olhos, pois é um cereal de grande importância na mesa dos brasileiros”, afirmou.

Veja abaixo depoimentos de produtores dos estados do Paraná e Santa Catarina.

“O cultivo do trigo é de grande importância porque é dele que se faz o pão e, se houvesse maior produção, não seria necessário importarmos tanto. É uma cultura que gera emprego, não deixa a propriedade ociosa e ainda faz uma cobertura muito boa, que protege o solo”.

Estefano Bartchechen, produtor de trigo do município de Araruna (PR)

“O produtor, principalmente no Sul do País, precisa enxergar o trigo como uma opção de cultivo para o inverno e também como forma de diluir os custos fixos da safra de verão. Ultimamente, os preços para o produtor estão muito baixos, o que dificulta a expansão da área de trigo. Mas temos que ter em mente que o cultivo de trigo no inverno, indiscutivelmente, contribui muito para a conservação e fertilidade do solo. Como produtor de trigo, vejo que essa cultura tem potencial de sobra para incrementar o desenvolvimento do agronegócio do País. O que falta é mais incentivo por parte do governo brasileiro. Se o mercado de trigo remunerasse melhor o produtor, poderíamos facilmente dobrar a produção, nos tornando autossuficientes ou, até mesmo, grandes exportadores do cereal”.

João Alexandre Di Domenico, produtor em Campos Novos (SC) 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário