Argentina: imagens de satélite mostram que 2,5 mi ha que seriam destinados ao trigo estão comprometidos por excessos hídricos

Publicado em 29/05/2017 09:21

Na Argentina, quase 2,5 milhões de hectares em Buenos Aires, Córdoba, Santa Fe e La Pampa estão seriamente afetados pelas inundações, uma situação que ameaça o plantio de trigo da atual safra, 2017/18.

Segundo uma análise feita por Pablo Ginestet, especialista em tecnologias de drones e imagens de satélite e delegado da Confederações Rurais Argentinas (CRA) na Comissão Nacional de Emergências e Desastres Agropecuários, são 2.493.825 hectares completamente agrícolas estão debaixo d'água.

De acordo com a análise, 1.398.813 hectares estão em Buenos Aires, 231.626 hectares, em Córdoba, 105.334 hectares em Santa Fe e 758.032 hectares na província de La Pampa.

Imagem de satélite que mostra as áreas afetadas pelas inundações na Argentina (enviada por Pablo Ginestet ao LA NACIÒN)

Imagem de satélite que mostra as áreas afetadas pelas inundações na Argentina (enviada por Pablo Ginestet ao LA NACIÓN)

Ginestet apontou ainda que, no caso de Buenos Aires, a análise é válida somente para o noroeste da província, enquanto para Santa Fe, apenas o departamento de General López está incluso. Em Córdoba, a avaliação vale para parte do sul da província.

A área com quase 2,5 milhões de hectares diz respeito à água na superfície. Entretanto, ainda há água debaixo dos cultivos - e a área total comprometida poderia ser muito maior.

O especialista acredita que, nestas áreas afetadas, o plantio de trigo irá cair substancialmente.

Foto divulgada pelo LA NACIÓN

Foto divulgada pelo jornal LA NACIÓN

A Bolsa de Comércio de Rosario (BCR), em seu boletim mais recente, disse que a área de trigo poderia crescer de 5% a 10% nesta safra. Contudo, a BCR alertou para os obstáculos com os excessos hídricos.

Tratores partidos

Os excessos hídricos seguem provocando sérios prejuízos aos produtores como, por exemplo, vários tratores acabam se deteriorando ao resgatar colheitadeiras encalhadas. Uma prática comum para estas situações é dispor de três tratores unidos, em fila. Esta disposição, porém, também provoca a deterioração dos tratores por não possuírem chassis: se a tração for forte, o trator do meio se parte, mesmo que seja novo.

Tradução: Izadora Pimenta

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
La Nación

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário