Por altos custos e endividamento, Uruguai deverá ter área menor de arroz

Publicado em 21/11/2017 08:57

Com maiores preços internacionais para o cereal e com rendimento recorde, a área para o plantio de arroz no Uruguai voltou a cair neste ano e estará entre 150.000 e 152.000 hectares, fruto do endividamento do setor e do aumento dos custos industriais e de produção.

O país pretendia, inicialmente, plantar 205.000 hectares em 2017/18. Contudo, foram muitos postos de trabalho perdidos, tanto a nível de lavoura quanto nas indústrias. Essa queda está vinculada com a situação econômica do produtor neste ano e com o clima.

Os produtores de arroz do Uruguai seguem reféns dessa situação. Como destaca Alfredo Lago, presidente da Associação de Cultivadores de Arroz (ACA), os produtores estão perdendo na hora da exportação, recebendo um pouco mais da metade do valor total, quando há alguns anos este percentual era de 75%.

O titular da ACA disse ao El País que, no horizonte, não há fatores externos que possam incidir sobre o valor da exportação, porque a produção de arroz no mundo segue firme e, nos últimos anos, sempre esteve acima do consumo. E a situação se complica ainda mais quando se juntam alguns insumos como a energia elétrica, custo que deve ser mais agravado pelas intenções do Governo de subi-lo.

Tradução: Izadora Pimenta

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Rurales El País

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário