Uruguai amarga resultados ruins na colheita da safra de inverno

A realidade começa a mostrar que nem os rendimentos nem a qualidade se fizeram presentes nesta safra de inverno no Uruguai. O gerente técnico da União Rural de Flores (URF), Álvaro Núñez, qualificou a colheita como "ruim", "por mais que em algumas áreas a situação possa ser pontualmente distinta".
Ele disse, ao TodoElCampo, que o panorama "não é nada bom" na zona central do país, onde estão localizadas as áreas dos produtores que trabalham com a URF. Para ele, o fator determinante foi, "sem dúvidas", o clima, que em nenhum momento favoreceu aos cultivos, com excessos de chuvas, dias de alta temperatura e dias nos quais a luminosidade foi escassa. "Tudo colaborou para que hoje se tenha um resultado negativo em boa parte dos cultivos de inverno", sinalizou.
Ele disse que começou a ser colhido um trigo que foi plantado após a colheita de soja e que esteve exposto a todo tipo de situação negativa, o que gerou resultados ruins tanto em quantidade quanto em qualidade, que não chegou a ser industrial e no qual quanto maior foi o ciclo, mais problemas houveram.
Assim, desde a semana passada, começou a chegar o trigo plantado "em tempo e forma", dos quais a URF ainda não possui muitos dados, mas que parece ter melhor qualidade. Ele relata que muitos produtores também tiveram problemas com a cevada e a colza.
Cultivos de verão
Ele indicou que boa parte do plantio de primeira etapa da soja já foi feito e emergido em bom estado. Ele disse também que há atrasos no plantio de segunda etapa, sobretudo pela falta de chuvas nas últimas semanas. "Se não chove, o que pode ser complicado é o cumprimento da área prevista", disse.
A área de primeira etapa corresponde a 70% da área total de soja, enquanto a segunda etapa corresponde aos 30% restantes.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Preços de arroz e feijão caem, mas consumo segue em retração no varejo alimentar em 2025
CNA defende avanço nos padrões de qualidade para feijão e pulses
Plantio do Feijão 1ª Safra se aproxima do final no Rio Grande do Sul
Federarroz faz balanço de 2025 e projeta cenário desafiador mas otimista para 2026
Farsul divulga nota técnica sobre impactos da queda do preço do arroz na arrecadação do ICMS
Deral vê plantio recorde para 2ª safra de milho do Paraná, mantém previsão para soja