Uruguai amarga resultados ruins na colheita da safra de inverno

Publicado em 05/12/2017 11:15

LOGO nalogo

A realidade começa a mostrar que nem os rendimentos nem a qualidade se fizeram presentes nesta safra de inverno no Uruguai. O gerente técnico da União Rural de Flores (URF), Álvaro Núñez, qualificou a colheita como "ruim", "por mais que em algumas áreas a situação possa ser pontualmente distinta".

Ele disse, ao TodoElCampo, que o panorama "não é nada bom" na zona central do país, onde estão localizadas as áreas dos produtores que trabalham com a URF. Para ele, o fator determinante foi, "sem dúvidas", o clima, que em nenhum momento favoreceu aos cultivos, com excessos de chuvas, dias de alta temperatura e dias nos quais a luminosidade foi escassa. "Tudo colaborou para que hoje se tenha um resultado negativo em boa parte dos cultivos de inverno", sinalizou.

Ele disse que começou a ser colhido um trigo que foi plantado após a colheita de soja e que esteve exposto a todo tipo de situação negativa, o que gerou resultados ruins tanto em quantidade quanto em qualidade, que não chegou a ser industrial e no qual quanto maior foi o ciclo, mais problemas houveram.

Assim, desde a semana passada, começou a chegar o trigo plantado "em tempo e forma", dos quais a URF ainda não possui muitos dados, mas que parece ter melhor qualidade. Ele relata que muitos produtores também tiveram problemas com a cevada e a colza.

Cultivos de verão

Ele indicou que boa parte do plantio de primeira etapa da soja já foi feito e emergido em bom estado. Ele disse também que há atrasos no plantio de segunda etapa, sobretudo pela falta de chuvas nas últimas semanas. "Se não chove, o que pode ser complicado é o cumprimento da área prevista", disse.

A área de primeira etapa corresponde a 70% da área total de soja, enquanto a segunda etapa corresponde aos 30% restantes.

Tradução: Izadora Pimenta

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
TodoElCampo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário