Comercialização de soja e milho avança forte em Mato Grosso

SÃO PAULO (Reuters) - A comercialização de soja da safra 2017/18 de Mato Grosso, maior produtor nacional, avançou para 61,62 por cento das 31,79 milhões de toneladas projetadas, informou nesta segunda-feira o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
A quantidade representa um salto de 13,20 pontos percentuais em um mês e ocorre após uma melhora nos preços dada a forte seca na Argentina, que deve reduzir a safra daquele país em mais de 10 milhões de toneladas.
Mesmo assim, a comercialização de soja do Estado segue atrasada para esta época do ano tendo por base a média dos últimos cinco anos, de 70,85 por cento.
A comercialização da safra de milho 2017/18 também registrou avanço importante, com a recuperação dos preços trazendo boas oportunidades ao produtor mato-grossense, disse o Imea em boletim.
As vendas alcançaram 37,7 por cento do total de 25,9 milhões de toneladas estimado, avançando 12 pontos percentuais durante o mês.
Na mesma época do ano passado, a comercialização estava ligeiramente mais adiantada.
Além do mercado externo, os preços têm sido alavancados também no mercado interno, principalmente nas regiões que apresentam maior confinamento, disse o Imea.
(Por José Roberto Gomes e Roberto Samora)
0 comentário
StoneX corta previsão de safra de soja do Brasil e eleva a de milho
Limitada agora, exportação de sorgo do Brasil deve avançar no 2º semestre, diz chinesa Hang Tung
Feijão/Cepea: Carioca registra valorização recorde em fevereiro
Conab anuncia mais R$ 73,6 milhões para apoiar produtores de arroz
Consumo de arroz cresce 6,9% na Itália após virada de marketing
Paraná vê projeções de safras de soja e milho em alta, aponta Deral