Governo federal libera mecanismo de AGF aos produtores de arroz

Publicado em 20/04/2018 11:32
Solicitação da Federarroz ao Ministério da Agricultura será confirmada na próxima segunda-feira em portaria no Diário Oficial da União

O governo federal vai liberar nos próximos dias o mecanismo de Aquisições do Governo Federal (AGF) para o arroz. A medida vinha sendo negociada pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) junto ao Ministério da Agricultura. A expectativa é que a publicação ocorra na próxima segunda-feira, 23 de abril, no Diário Oficial da União.

De acordo com o presidente da Federarroz, Henrique Dornelles, apesar de neste primeiro momento o volume ainda ser pequeno, o AGF servirá como um teste para montar uma programação maior para a ferramenta caso haja uma demanda forte pelo mecanismo. “Os produtores aguardam esta ferramenta com grande expectativa na medida em que os programas de PEP e Pepro estão andando satisfatoriamente mas com algumas dificuldades em função da competição de frete com a soja, trazendo um problema de logística”, ressalta.

Dornelles avalia que o setor vê com confiança a entrada do AGF neste momento do mercado, apesar de que a Federarroz mesmo sempre combateu a formação de estoques no Rio Grande do Sul. “Mas tivemos que dar o braço a torcer de forma que o mercado tem reagido de forma lenta ainda e consideramos que isto seria um promotor para uma velocidade maior de recuperação dos preços”, destaca.

Para o presidente da Federarroz, outro ponto positivo é a confiança junto ao Ministério da Agricultura que, nos últimos quatro anos, mesmo com a comercialização de todo o estoque do governo federal, não houve influência negativa nos preços aos orizicultores. “Isso nos dá uma confiança de que conseguimos, o setor produtivo, juntamente com os técnicos do Ministério e da Conab, formatarmos uma relação de confiança que veio a desencadear de que estes estoques futuramente não depreciarão os preços ao produtor”, observa.

Mesmo com as dificuldades orçamentárias, o governo federal vem buscando atender os pleitos do setor arrozeiro como os mecanismos de PEP, Pepro e AGF além das renegociações das dívidas, que teve no Banco do Brasil um parceiro sensível às dificuldades dos orizicultores. Dornelles destaca o papel do ex-secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, nas negociações. "Mesmo que não estivesse nestes últimos anúncios, o ex-secretário deu apoio fundamental para que pudéssemos alcançar estes objetivos", reforça.
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Federarroz

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário