Paraguai ganha licitação para exportar 30 mil t de arroz ao Iraque
O Paraguai ganhou uma licitação de exportação de 30.000 toneladas de arroz que serão adquiridas pelo Ministério do Comércio do Iraque. Em valores, essa exportação representa cerca de US$13 milhões. Anteriormente, o arroz uruguaio que era enviado para este país.
"Este é o início de grandes operações que iremos fazer com o mercado do Iraque", expressou o presidente da União Industrial Paraguaia (UIP), Gustavo Volpe.
Volpe também se mostrou "surpreendido" pelo trabalho conjunto entre 11 empresas e instituições estatais como o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAG), o Ministério de Relações Exteriores (MRE), Itaipú, Yacycretá e a própria presidência da República, que trabalharam em prol do mesmo objetivo.
Com a conquista inédita, Volpe acredita que o Paraguai poderá estar em destaque e ter seu arroz solicitado por vários países. O Iraque é considerado um consumidor "premium" do produto.
"Não vai ser nada raro que, em pouco tempo, o Paraguai também possa exportar outros produtos líderes como a carne e a soja ao país", sentenciou o presidente.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Área plantada de feijão no Brasil em 2025 se manteve entre as menores já registradas
Exportações de arroz da Tailândia podem cair até 12,5% em 2026, prevê governo
Retro 2025-Feijão/Cepea: Em 2025, cotações do feijão preto cedem, enquanto os do carioca se sustentam
Federarroz avalia como sucesso os leilões da Conab para escoamento do arroz safra 2024/2025
Do prato ao campo: Como a queda no consumo de arroz e feijão afeta a saúde e a renda do produtor rural
Trigo/Cepea: Preços apresentam movimentos distintos dentre os estados