Maior assertividade no manejo de plantas daninhas garante mais produtividade nas lavouras de arroz

Publicado em 31/10/2018 14:41

São Paulo, 31 de outubro de 2018 – De acordo com estatísticas das Nações Unidas, a produção de alimentos no mundo precisa aumentar 60% até 2050 para suprir a crescente demanda. Crescimento da população no hemisfério sul, aumento da demanda nos países em desenvolvimento e mudanças nos padrões de consumo justificam a estimativa. Neste contexto, um dos principais desafios do agronegócio é aumentar a produtividade sem ampliar a área cultivada.

A produção de alimentos exige dos agricultores cada vez mais assertividade no manejo das lavouras. Para o arroz, um dos cultivos mais consumidos no Brasil, a incidência de plantas daninhas, pragas e doenças (nessa ordem) afetam diretamente a produtividade e qualidade dos grãos. É o caso do arroz vermelho, uma das infestantes mais devastadoras do cultivo e que pode provocar perdas de até 1 milhão de toneladas por safra, se o manejo não for feito corretamente.

Para apoiar os agricultores e assegurar a continuidade da sustentabilidade e competitividade do arroz brasileiro, a BASF desenvolveu o Sistema Clearfield®. A solução combina sementes geneticamente selecionadas com herbicidas inovadores para resultar no manejo eficiente do arroz vermelho e de outras plantas daninhas de difícil controle.

O Sistema de produção Clearfield® está presente em mais de 80% das áreas de arroz irrigado cultivadas no Brasil e muito tem contribuído para a evolução da rizicultura.  “Além de proporcionar menor custo de produção, o Sistema Clearfield® também possibilita maior produtividade, rentabilidade e qualidade de graõs por área cultivada”, ressalta Vitor Bernardes, gerente de Marketing de Arroz e Cultivos de Inverno da BASF.

Para Valmir Menezes, agrônomo e consultor especializado em arroz, fazer o uso do Sistema Clearfield® oferece controle eficiente do arroz vermelho, sem afetar a lavoura. “O sistema foi, é e será fundamental para o cultivo de arroz irrigado no Brasil. A estratégia efetiva é não deixar que as sementes de arroz vermelho se disseminem na lavoura. Para o melhor desempenho do sistema, ele pode ser rotacionado com outras culturas, uma vez que é indicado utilizar o sistema por até 2 safras consecutivas na mesma área”, comenta Menezes.

BASF na Agricultura. Juntos pelo seu Legado.
 

Sobre a Divisão de Soluções para Agricultura da BASF

Com uma população em rápido crescimento, o mundo está cada vez mais dependente da nossa capacidade de desenvolver e manter uma agricultura sustentável e ambientes saudáveis. Trabalhando com agricultores, profissionais da agricultura, especialistas no controle de doenças, insetos, plantas daninhas e outras pragas, é o nosso papel ajudar a tornar isso possível. É por isso que investimos em P&D e em um amplo portfólio, que inclui sementes e traits, proteção química e biológica de cultivos, manejo do solo, saúde das plantas, controle de pragas urbanas e rurais, além de soluções digitais. Com equipes de especialistas em nossos laboratórios, fábricas, escritórios e campo, nós conectamos pensamentos inovadores com a realidade para criar soluções que funcionam na prática para os agricultores, a sociedade e o ambiente. Em 2017, nossa divisão gerou vendas de € 5,7 bilhões. Para mais informações, visite www.agriculture.basf.com/br/pt ou em qualquer um dos nossos canais de mídia social.                         

Sobre a BASF

Na BASF, nós transformamos a química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com a proteção ambiental e responsabilidade social. O Grupo BASF conta com aproximadamente 114 mil colaboradores que trabalham para contribuir com o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 5 segmentos: Químicos, Produtos de Performance, Materiais e Soluções Funcionais, Soluções para Agricultura e Petróleo e Gás. A BASF gerou vendas de mais de € 58 bilhões em 2016. As ações da BASF são comercializadas no mercado de ações de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurich (AN). Para mais informações, acesse: www.basf.com.br.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Asscom Basf

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário