HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Conab: Produção de 246 milhões de toneladas garante o recorde da safra de grãos

Publicado em 13/11/2019 08:02

A estimativa da safra 2019/2020 de grãos aponta para um novo recorde, com 246,4 milhões de toneladas, um aumento de 1,8% ou 4,3 milhões de toneladas em comparação à safra 2018/19. Os números são do 2º levantamento divulgado nesta quarta-feira (13) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A pesquisa de campo foi realizada no período de 28/10 a 1º/11, com mais de 900 informantes em todo o país.

A intenção de plantio sinaliza uma variação positiva de 1,4% quando comparado à área da última safra, chegando a 64,1 milhões de hectares.

A área a ser semeada com soja aponta para um crescimento de 2,3% em relação à safra passada. O plantio no Brasil atinge 56% da área. A produção está estimada em 120,9 milhões de toneladas, mesmo com os problemas climáticos que atrasaram o plantio em Mato Grosso do Sul.

Já o milho primeira safra, que nos últimos levantamentos perdia espaço para a soja, mostrou aumento de área e alcançou 4,1 milhões de hectares. A produção pode chegar a 26,3 milhões de toneladas, 2,4% superior a 2018/19. As condições das lavouras no RS e PR estão boas. A partir de janeiro, começa o plantio da segunda safra do cereal, que representa mais de 70% da produção de milho no país.

O algodão, cuja janela de plantio começa no final deste mês, mantém a projeção de crescimento tanto em área, alcançando mais de 1,6 milhão de hectares, quanto no volume total esperado, podendo chegar a 2,7 milhões de toneladas de pluma. O produtor segue apostando na demanda externa pela pluma brasileira. Em outubro, o Brasil exportou o maior volume mensal da história: 279 mil t de pluma.

Para o feijão primeira safra, a estimativa é de redução da área, devendo ficar em 917,8 mil hectares. Ainda assim, a perspectiva é de produção superior à safra passada, podendo chegar a mais de 1 milhão de toneladas. Com o atraso das chuvas e a opção por culturas mais rentáveis, o produtor também prefere investir na segunda safra, para garantir uma colheita com maior qualidade.

Outras culturas, como o arroz, deve ter redução de 1,8% na área cultivada. Apesar do atraso no plantio, em função do excesso de chuvas no RS e SC, a produção deverá ser 0,2% maior que a safra passada, chegando a 10,5 milhões de toneladas.

O clima, especialmente na Região Sul, tem prejudicado a finalização da colheita dos cereais de inverno. O trigo, por exemplo, deve apresentar redução de 2,8% na produção final, alcançando 5,3 milhões de toneladas. No entanto, outras culturas como aveia branca, centeio e cevada apontam para aumento no volume produzido em comparação ao ano anterior.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Conab

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

3 comentários

  • Cácio Ribeiro de Paula Bela Vista de Goiás - GO

    Vocês, do NA, poderiam ser mais contidos nas "chamadas" das NOTÍCIAS! Ora, sabendo como sabem (ou será que não sabem?) de incontáveis variáveis afetam o potencial dos cultivos, ainda escrevem, com letras enormes, ... "GARANTE O RECORDE DAS SAFRA DE GRÃOS", isso num momento em que ainda nem as lavouras estão 100% estabelecidas... É como, no futebol, DECRETAR vitória na metade do primeiro tempo. Isso é defender o PRODUTOR?

    0
  • Cácio Ribeiro de Paula Bela Vista de Goiás - GO

    Será que a DONA CONAB já combinou tudo com o clima? Mais provável é que esteja alheia ao que ocorre no campo... Pra começar: plantio atrasado em muitas regiões do BR, trazendo dúvidas com relação AO POTENCIAL PRODUTIVO DAS CULTURAS DE VERÃO e reduzindo a área de cultivo de segunda safra. São os ESTATÍSTICOS ENGRAVATADOS DE BRASÍLIA a serviço das BAIXAS TAXAS DE INFLAÇÃO e trabalhando contra a PRODUÇÃO!! Nenhuma novidade: SEMPRE FOI ASSIM...

    1
    • Geraldo Emanuel Prizon Coromandel - MG

      Espero que quem necessite de milho neste final de ano não se louve nos estoques e safras divulgados pela Conab. O USDA divulgou estoques de milho no Brasil na ordem de 5 mi/t, no entanto, estimou as exportações em 36 mi/t. Todavia, as exportações serão superiores a 40 mi. Logo, faltará milho para atender o consumo interno até a entrada da safra verão.

      1
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Eu acho e chuto que faltara' milho na safrinha, vao ter que importar a que preço ???

      0
  • Bruno antonio alves dos santos Sorriso - MT

    Puxa vida, este tipo de informação mal fundamentado é que atrapalha o mercado..... estes caras estão mais perdido que ''pulga em cachorro de plastico''...

    0