A meta de produção de grãos pode ser alcançada apesar da epidemia

Publicado em 06/03/2020 12:49

Com o plantio da primavera nos trilhos e com suprimentos suficientes de materiais agrícolas, como sementes e fertilizantes, a China está confiante de que pode cumprir sua meta de produção de grãos, apesar do impacto do novo coronavírus, disse o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais em 5 de março. 

Enquanto isso, a produção doméstica de suínos deve ser restaurada aos níveis normais este ano, à medida que a propagação da peste suína africana diminui e as autoridades superam a escassez de funcionários para reforçar o trabalho de controle de doenças animais, acrescentou o ministério. 

Para lidar com o excesso de produção de produtos aquáticos, o ministério também lançou políticas de apoio para estimular o desenvolvimento do processamento de peixes e estocar mudas de peixes, de acordo com o ministério. 

A China implementou medidas abrangentes para restringir o transporte e o movimento de pessoas, numa tentativa de controlar a propagação do novo coronavírus. Como resultado, diferentes setores da indústria agrícola do país precisam lidar com as correntes de mercado e comércio interrompidas, a escassez de pessoal e materiais, os negócios fechados e o consumo cada vez menor. 

"Para aliviar o impacto da epidemia no plantio de primavera, temos nos concentrado no avanço da retomada de fábricas que produzem materiais agrícolas essenciais, na remoção de obstáculos no suprimento desses produtos e máquinas e na ajuda aos agricultores a retornar aos seus campos", disse Pan Wenbo, chefe de departamento de produção agrícola do ministério. 

Segundo Pan, os grãos plantados durante esse período representam mais da metade da área total do país, abrangendo cerca de 60 milhões de hectares. 

Durante o tempo normal, o suprimento de sementes, fertilizantes e pesticidas excederia a demanda nacional, disse Zhang Yanqiu, chefe do departamento de gerenciamento de sementes do ministério. No entanto, a cadeia de suprimentos foi cortada devido à interrupção do transporte entre regiões. 

O ministério criou um canal verde para garantir que os veículos que entregam materiais agrícolas sejam isentos de inspeções ou tarifas de pedágio. Atualmente, as principais rotas de transporte e 78% das estradas rurais que ligam as principais regiões produtoras estão conectadas, disse Zhang. 

Além disso, a maioria dos fabricantes de sementes ou fertilizantes retomou a produção e 78% dos varejistas consultados pelo ministério também retomaram os negócios, acrescentou. 

Pan disse: "Atualmente, o ritmo da agricultura de primavera está alinhado com os anos anteriores. Também estabelecemos uma boa base para uma colheita abundante no verão, e o entusiasmo entre os agricultores é estável. Por isso, estamos confiantes em alcançar a meta de produção de grãos este ano . " 

No setor pecuário, Yang Zhenhai, chefe do departamento de criação e veterinária do ministério, disse que o número de surtos de peste suína africana é significativamente menor este ano, e a situação epidêmica da gripe aviária é constante. 

"Temos relatado apenas um surto da doença suína nos últimos 12 anos, abaixo dos 12 surtos do ano passado", disse ele. "Além disso, detectamos quatro casos de gripe aviária em aves selvagens e dois casos em aves domésticas neste ano, o que é semelhante aos anos anteriores. 

"Embora a nova epidemia de coronavírus tenha causado escassez de pessoal e trabalho limitado de controle de doenças animais, as autoridades locais foram solicitadas a superar esses obstáculos, a refinar seu trabalho e garantir o desenvolvimento sustentado do setor pecuário". 

Segundo Yang, os estoques de porcas reprodutoras aumentaram por quatro meses consecutivos, um aumento de oito por cento em relação a setembro. O ministério continuará a suavizar a cadeia industrial e a emitir incentivos financeiros para as fazendas de criação. 

Em termos de produtos aquáticos, Zhang Xianliang, chefe do setor de pesca e administração do ministério, disse que grandes projetos de criação foram lançados sucessivamente em toda a China. No entanto, reservas em atraso de produtos de pesca foram observadas em algumas regiões devido à epidemia. 

"Para resolver o problema, estamos instando as plantas de processamento de produtos aquáticos a retomar as operações, aumentar a produção de mudas de peixes, acelerar a manutenção e a renovação das instalações de criação e intensificar os esforços no controle de pragas", afirmou. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Ministério Agricultura da China

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário