Chuva interrompe colheita de soja e milho na Argentina, mas deve beneficiar trigo

Publicado em 28/04/2020 14:43

LOGO REUTERS

Por Hugh Bronstein e Maximilian Heath

BUENOS AIRES (Reuters) - Agricultores argentinos suspenderam as colheitas de soja e milho na região central do país devido às fortes chuvas, embora a umidade extra tenda a ajudar o plantio de trigo, cujo início está previsto para maio, disseram produtores e analistas nesta terça-feira.

As colheitas vinham se beneficiando com o clima seco no último mês, o que permitiu que agricultores produzissem mais da metade da safra 2019/20 de soja e um terço da safra de milho, antes de tempestades atipicamente severas começarem a atingir o cinturão de grãos do país no último final de semana.

"Suspendemos a colheita no sábado. Choveu cerca de 88 milímetros desde então. Nós precisamos de dois dias secos para voltar a colher", disse David Hughes, agricultor em Alberti, cidade no nordeste da província de Buenos Aires.

A previsão do tempo aponta para sinais mistos, com uma expectativa de redução nas chuvas no final desta terça-feira, mas em seguida uma retomada nas precipitações por mais alguns dias.

"Não vai haver colheita por pelo menos de quatro a sete dias", afirmou Santiago del Solar, produtor em Trenque Lauquen, oeste da província de Buenos Aires, onde a chuva acumulou 45 milímetros nos últimos dias. Ele acrescentou, porém, que as precipitações estão fazendo com que as condições para a safra 2020/21 de trigo melhorem.

A sequência ensolarada das últimas semanas vinha gerando preocupações de que o solo estivesse muito seco para a semeadura do cereal.

"As chuvas têm sido mais fortes do que o esperado, e isso será favorável ao plantio de trigo", afirmou Cristian Russo, analista da Bolsa de Cereais de Rosario.

"Praticamente não choveu em todo o mês de abril. Isso foi bom para a colheita de soja e milho, que avançou de forma rápida até agora, mas deixou as áreas de plantio de trigo secas", acrescentou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário