Conab: área com arroz em 2020/21 deve crescer 12%, mas produtividade pode cair 4%

Publicado em 25/08/2020 11:56

LOGO estadao

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projeta que a área cultivada com arroz no Brasil na temporada 2020/21 aumente 12%. Em contrapartida, a produtividade do grão pode registrar uma queda de 4%, o que levaria a uma colheita de 11,98 milhões de toneladas, afirma a companhia em levantamento divulgado nesta terça-feira sobre a safra de grãos do País.

Em relação à comercialização do produto, é esperada uma estabilidade no ritmo de exportação e importação, com o arroz ainda proporcionando uma boa rentabilidade aos produtores, segundo a Conab. Nesse sentido, o consumo interno pode crescer 5,1% na comparação com a safra 2019/20, podendo chegar a 10,8 milhões de toneladas. Apesar do avanço, o volume permanece inferior à média dos últimos 10 anos. "Nesse contexto de oferta ajustada à demanda, os preços internos tendem a se manter firmes. Por outro lado, a alta dos custos poderá afetar a rentabilidade do produtor", acrescenta a companhia em comunicado.

Já no caso do feijão, a próxima temporada 2020/21 pode ser a terceira consecutiva em que a produção brasileira ficará ajustada de forma equilibrada à demanda. A Conab projeta colheita de 3,04 milhões de toneladas da leguminosa, enquanto a área semeada é considerada estável, em 2,92 milhões hectares. A produtividade, assim como a do arroz, pode cair 4% em relação à média do ciclo anterior, para 1.041 quilos por hectares.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Estadão Conteúdo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário