HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Grãos/Datagro: a área plantada na safra 2020/21 deve crescer 2%, para 67,74 milhões de hectares

Publicado em 02/10/2020 10:22 e atualizado em 02/10/2020 13:44

LOGO REUTERS

LOGO estadao

A área plantada com grãos na safra 2020/21 deve crescer 2% no Brasil, totalizando 67,74 milhões de hectares, aponta a consultoria Datagro, em nota. Conforme a consultoria, a produção potencial é de 276,32 milhões de toneladas, 6% acima do recorde da temporada anterior, segundo a consultoria.

Conforme o coordenador de grãos da Datagro, Flávio de França Junior, a nova temporada começa com um quadro mais animador do que o verificado em igual momento de 2019 "em função de razoável oferta de crédito e preços excepcionais observados nas principais culturas".

Para oleaginosas (caroço de algodão, amendoim, colza/canola, girassol, linhaça, mamona, soja, babaçu-amêndoa e palma-fruto), a Datagro prevê área de 39,81 milhões de hectares, alta de 2% ante 2019/20, e produção 4% maior do que no ano anterior, de 137,54 milhões de toneladas. Só de soja, o Brasil deve colher 131,69 milhões de toneladas, conforme a consultoria.

Já de cereais (arroz, aveia, centeio, cevada, feijão, milho, sorgo, trigo e triticale), o plantio deve ficar 3% acima da última safra, em 27,93 milhões de hectares. A Datagro estima produção de 138,79 milhões de toneladas, avanço de 8% na comparação com 2019/20. Só de milho, nas duas safras, a colheita pode chegar a 112,14 milhões de toneladas.

A Datagro monitora, contudo, o clima no País, que pode ser fator limitante para a produção. Segundo a consultoria, até agora as projeções ainda não apontam grandes anomalias nas chuvas. "Em 2020, temos a transição de neutralidade para La Niña, que, a depender de sua intensidade, pode trazer chuvas aquém do normal no Centro-Sul e acima do normal no Centro-Norte", disse França Junior. Ele ponderou que até agora a perspectiva não é de um La Niña intenso e nem de longa duração. "O único efeito já percebido é do atraso na chegada das chuvas na região Central, o que vai mantendo o plantio lento até este momento."

O padrão de uso de tecnologia elevado será mantido pelos produtores brasileiros, disse a Datagro, citando os preços de venda atrativos, apesar dos custos de produção mais altos devido ao câmbio.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Estadão Conteúdo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário