Trigo em áreas de arroz é tema de roteiro técnico em São Borja
O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), através da Coordenadoria Regional da Fronteira Oeste, promoveu na terça-feira (29) um roteiro técnico para produtores e técnicos dos municípios de Alegrete, Itaqui, Quaraí, Uruguaiana e São Borja. Foram visitadas duas propriedades no interior de São Borja que já estão desenvolvendo o manejo da cultura do trigo em áreas de arroz irrigado.
Pela manhã, o roteiro foi na Agropecuária Barchet, de João Barchet e seus filhos Emanuel e Tiago, que relataram suas experiências quanto à implementação das culturas em terras baixas. Emanuel destacou que o propósito da rotação ainda tem muito a ser estudada, principalmente na questão das drenagens das áreas, pois o benefício já é consolidado no conjunto de sistema da rotação de culturas com arroz irrigado.
No período da tarde, o roteiro sobre trigo na várzea teve um encontro na propriedade dos irmãos Edson e Carlos Alberto Colleto, que, através do agrônomo Albano Strieder, apresentaram suas experiências com o plantio do trigo em rotação com a cultura do arroz irrigado. Foram abordados assuntos referentes à qualidade industrial do grão, ciclo da cultura, trigo sobre taipas, controle de plantas daninhas, benefícios no sistema, adubação, manejo de drenagem, população de plantas e produtividade.
O evento foi organizado pela Coordenadoria da Fronteira Oeste do Irga, por meio do planejamento das equipes dos 8º e 12º Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural, que mesmo em tempo de pandemia se organizaram para que os produtores e seus colaboradores pudessem receber treinamento de forma segura e respeitando os protocolos da Covid-19 (novo coronavírus).
0 comentário
Área plantada de feijão no Brasil em 2025 se manteve entre as menores já registradas
Exportações de arroz da Tailândia podem cair até 12,5% em 2026, prevê governo
Retro 2025-Feijão/Cepea: Em 2025, cotações do feijão preto cedem, enquanto os do carioca se sustentam
Federarroz avalia como sucesso os leilões da Conab para escoamento do arroz safra 2024/2025
Do prato ao campo: Como a queda no consumo de arroz e feijão afeta a saúde e a renda do produtor rural
Trigo/Cepea: Preços apresentam movimentos distintos dentre os estados