Trigo em áreas de arroz é tema de roteiro técnico em São Borja
O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), através da Coordenadoria Regional da Fronteira Oeste, promoveu na terça-feira (29) um roteiro técnico para produtores e técnicos dos municípios de Alegrete, Itaqui, Quaraí, Uruguaiana e São Borja. Foram visitadas duas propriedades no interior de São Borja que já estão desenvolvendo o manejo da cultura do trigo em áreas de arroz irrigado.
Pela manhã, o roteiro foi na Agropecuária Barchet, de João Barchet e seus filhos Emanuel e Tiago, que relataram suas experiências quanto à implementação das culturas em terras baixas. Emanuel destacou que o propósito da rotação ainda tem muito a ser estudada, principalmente na questão das drenagens das áreas, pois o benefício já é consolidado no conjunto de sistema da rotação de culturas com arroz irrigado.
No período da tarde, o roteiro sobre trigo na várzea teve um encontro na propriedade dos irmãos Edson e Carlos Alberto Colleto, que, através do agrônomo Albano Strieder, apresentaram suas experiências com o plantio do trigo em rotação com a cultura do arroz irrigado. Foram abordados assuntos referentes à qualidade industrial do grão, ciclo da cultura, trigo sobre taipas, controle de plantas daninhas, benefícios no sistema, adubação, manejo de drenagem, população de plantas e produtividade.
O evento foi organizado pela Coordenadoria da Fronteira Oeste do Irga, por meio do planejamento das equipes dos 8º e 12º Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural, que mesmo em tempo de pandemia se organizaram para que os produtores e seus colaboradores pudessem receber treinamento de forma segura e respeitando os protocolos da Covid-19 (novo coronavírus).
0 comentário
Feijão/Cepea Qualidade dos lotes sustenta valorização
Plano Safra pode não alcançar arrozeiros sem renegociação de dívidas
Semeadura da canola está quase concluída no Rio Grande do Sul
Preços do arroz cedem após meses de alta
Plantio do trigo está quase finalizado no Paraná e lavouras se desenvolvem bem
Calor recorde coloca em risco a safra de grãos na França