Estudo enfoca manejo de água salina no arroz irrigado
O Instituto Rio Grandense do Arroz lança nesta quarta-feira (10) a sua décima Circular Técnica. O documento analisa o “Manejo de água salina no Arroz Irrigado” e tem como autores Ibanor Anghinoni, Felipe Carmona, Glaciele Valente e Marcelo Ely.
Entre os itens abordados estão a sensibilidade do arroz à salinidade; a dinâmica da salinidade da água e no entorno da Laguna dos Patos; o efeito da salinidade na cultura do arroz; práticas para mitigar o efeito salino; manejo da irrigação do arroz com água salina; e ações a serem desenvolvidas pelo Irga nesses casos.
A circular nº 010 conta com Código QR e pode ser escaneado usando a câmera do celular e acessada a qualquer momento do dia. As publicações técnicas objetivam registrar um posicionamento institucional da autarquia. Os temas são definidos pela Comissão de Pesquisa do instituto. A primeira circular foi lançada em julho de 2019, tendo como título “Manejo da adubação nitrogenada de cobertura no arroz irrigado no Sul do Brasil”.
“As circulares são produzidas por pesquisadores altamente qualificados com temas e informações relevantes e atuais. É uma ferramenta com fácil acesso ao produtor, pois pode ser encontrada tanto impressa quanto on-line. Fazendo muito sucesso suas publicações”, acrescenta a diretora técnica do Irga, Flávia Tomita.
0 comentário
Área plantada de feijão no Brasil em 2025 se manteve entre as menores já registradas
Exportações de arroz da Tailândia podem cair até 12,5% em 2026, prevê governo
Retro 2025-Feijão/Cepea: Em 2025, cotações do feijão preto cedem, enquanto os do carioca se sustentam
Federarroz avalia como sucesso os leilões da Conab para escoamento do arroz safra 2024/2025
Do prato ao campo: Como a queda no consumo de arroz e feijão afeta a saúde e a renda do produtor rural
Trigo/Cepea: Preços apresentam movimentos distintos dentre os estados