Estudo enfoca manejo de água salina no arroz irrigado
O Instituto Rio Grandense do Arroz lança nesta quarta-feira (10) a sua décima Circular Técnica. O documento analisa o “Manejo de água salina no Arroz Irrigado” e tem como autores Ibanor Anghinoni, Felipe Carmona, Glaciele Valente e Marcelo Ely.
Entre os itens abordados estão a sensibilidade do arroz à salinidade; a dinâmica da salinidade da água e no entorno da Laguna dos Patos; o efeito da salinidade na cultura do arroz; práticas para mitigar o efeito salino; manejo da irrigação do arroz com água salina; e ações a serem desenvolvidas pelo Irga nesses casos.
A circular nº 010 conta com Código QR e pode ser escaneado usando a câmera do celular e acessada a qualquer momento do dia. As publicações técnicas objetivam registrar um posicionamento institucional da autarquia. Os temas são definidos pela Comissão de Pesquisa do instituto. A primeira circular foi lançada em julho de 2019, tendo como título “Manejo da adubação nitrogenada de cobertura no arroz irrigado no Sul do Brasil”.
“As circulares são produzidas por pesquisadores altamente qualificados com temas e informações relevantes e atuais. É uma ferramenta com fácil acesso ao produtor, pois pode ser encontrada tanto impressa quanto on-line. Fazendo muito sucesso suas publicações”, acrescenta a diretora técnica do Irga, Flávia Tomita.
0 comentário
Produção de grãos da China aumenta 1,2% em 2025, atingindo novo recorde
SC: Câmara Setorial de Grãos discute impactos do clima na safra de milho
Em novembro, IBGE prevê safra de 345,9 milhões de toneladas para 2025 e de 335,7 milhões de toneladas para 2026
Conab: Produção de grãos na safra 2025/26 está estimada em 354,4 milhões de toneladas
Arroz/Cepea: Demanda esboça reação, mas preço segue em queda
Planície Costeira Externa é a primeira região a finalizar semeadura de arroz no Rio Grande do Sul