Anec aponta crescimento na exportação de soja em 2021 e menor volume de milho desde 2012

Publicado em 05/01/2022 15:50
Embarques da oleaginosa subiram 5,2% com relação à 2020 enquanto milho caiu 38,5% de um ano para o outro

Logotipo Notícias Agrícolas

A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) divulgou seu balanço final com números de exportações de soja e de milho do Brasil ao longo do ano de 2021, apontando uma elevação dos embarques da oleaginosa e um recuo nos envios do cereal.

Ao longo dos 12 meses do ano passado, o Brasil embarcou 86,628 milhões de toneladas de soja em grão, o que representou um aumento de 5,2% com relação ao registrado em 2020, quando o país exportou 82,298 milhões de toneladas.

“A relevância dos números de 2021 estabelece que a cadeia brasileira de grãos é capaz de atender às demandas dos compradores de commodities, tanto em volume quanto em qualidade, superando todos os desafios”, relata a Anec.

O grande destaque para exportações da soja fica por conta da China, que absorveu 60 milhões de toneladas ao longo de 2021. “Em um ano em que o controle de resíduos de agroquímicos em grãos foi intensificado em alguns mercados, as exigências sobre a ausência de variedades geneticamente modificadas, a presença de pragas quarentenárias, níveis e qualidade das proteínas permanecem como pontos de atenção. O maior alerta de 2021 veio da China e sua maior cautela com os embarques de soja brasileira, que a cadeia da soja se dedicou a resolver imediatamente”.

Milho

Já do lado do milho, 2021 se encerrou com exportação de 20,55 milhões de toneladas pelos dados da Anec, o que representa uma redução de 38,5% com relação as 33,396 milhões de toneladas registradas em 2020. O patamar também é o menor desde 2012, quando o país embarcou apenas 19,8 milhões de toneladas.

“A produção de milho foi de 85,8 milhões de toneladas, aproximadamente 18% menor em 2020/21 em comparação com a temporada anterior. Isso levou a uma queda importante nas exportações e, consequentemente, levou o Brasil a importar 1,47 milhões de toneladas para atender a demanda interna”, explica a Anec.

Os técnicos da agência também destacam o grande número de operações washout registradas ao longo do último ano. “Devido à oscilação da quantidade de milho disponível para exportação, o comércio internacional enfrenta grande quantidade de recompras de contratos (washout) e suas consequências, como reescalonamento de navios, mudanças sutis logísticas, novos contratos de venda, etc”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário