Navio de grãos zarpa de porto de Odessa, diz ministro ucraniano
![]()
Um navio carregando grãos ucranianos deixou o porto de Odessa nesta segunda-feira, no primeiro carregamento de grãos ucranianos a zarpar do porto como parte de um acordo para desbloquear os portos do Mar Negro da Ucrânia, disse o ministro da Infraestrutura da Ucrânia, Oleksandr Kubrakov.
"O primeiro navio de grãos desde a #AgressãoRussa deixou o porto. Graças ao apoio de todos os nossos países parceiros e da ONU, conseguimos implementar plenamente o acordo assinado em Istambul", escreveu o ministro no Twitter.
Ucrânia, Rússia, Turquia e a Organização das Nações Unidas (ONU) selaram um acordo para garantir a exportação segura de grãos dos portos ucranianos no Mar Negro, que foram bloqueados depois que a Rússia invadiu o país em 24 de fevereiro.
"O desbloqueio dos portos proporcionará pelo menos 1 bilhão de dólares em divisas para a economia e uma oportunidade para o setor agrícola de planejar a semeadura do próximo ano", disse Kubrakov em um comunicado separado divulgado pelo seu ministério.
"Nos portos da Grande Odessa, outros 16 navios já estão esperando sua vez. Estes são os navios que foram bloqueados desde o início da invasão russa", disse ele.
"Hoje a Ucrânia, juntamente com seus parceiros, dá mais um passo para evitar a fome mundial", acrescentou.
0 comentário
Federarroz alerta que novas regras do piso mínimo de frete agravam crise na orizicultura gaúcha
Anec projeta aumento nos embarques de soja e milho do Brasil em dezembro
Abertura de mercado para o Brasil na Índia e na Rússia
Arrozeiros celebram aprovação do uso da Taxa CDO para apoiar cadeia produtiva do arroz
Arroz/Cepea: Indústria retraída e exportações fracas mantêm pressão
Rússia eleva tensão no Mar Negro e milho e trigo sobem em Chicago