APROSMAT promove treinamento sobre a atualização da legislação brasileira de sementes
A Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (APROSMAT), realiza nos dias 04 e 05 de abril, em Rondonópolis (MT), um treinamento voltado a profissionais e técnicos da área de sementes, com foco na atualização da legislação brasileira de sementes da portaria nº 538, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que estabelece as normas para a produção, a certificação, a responsabilidade técnica, o beneficiamento, a reembalagem, o armazenamento, a amostragem, a análise, a comercialização e a utilização de sementes.
As novas normas entram em vigência em 1º de março de 2023, e tem o objetivo de alinhar à realidade e às necessidades de toda a cadeia nacional de sementes e diminuindo a distância das práticas do setor com Decreto nº 10.586/2020, novo regulamento da Lei nº 10.711/2003 (Lei de Sementes e Mudas), que criou oportunidades para a modernização da legislação de sementes e mudas por meio das normas complementares.
Para a cadeia produtiva de sementes, as principais novidades tratam da documentação para inscrições de campo, a implantação do termo aditivo para tratamento e/ou alteração de tamanho de embalagem e o fim da exigência da autorização de transporte de sementes destinadas à conclusão do processo de produção em unidade da Federação distinta daquela onde se iniciou.
O treinamento conta com a organização da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (ABRASEM) e será ministrado por técnicos da Fundação Pró-Sementes. As inscrições podem ser realizadas por meio do link
0 comentário
Preços de arroz e feijão caem, mas consumo segue em retração no varejo alimentar em 2025
CNA defende avanço nos padrões de qualidade para feijão e pulses
Plantio do Feijão 1ª Safra se aproxima do final no Rio Grande do Sul
Federarroz faz balanço de 2025 e projeta cenário desafiador mas otimista para 2026
Farsul divulga nota técnica sobre impactos da queda do preço do arroz na arrecadação do ICMS
Deral vê plantio recorde para 2ª safra de milho do Paraná, mantém previsão para soja