Safras: Vendedores recuam e cotações do arroz aproximam-se do recorde histórico

Publicado em 13/10/2023 14:38

O mercado brasileiro de arroz apresentou um cenário de firmeza nas cotações. De acordo com o analista e consultor de SAFRAS & Mercado, Evandro Oliveira, a oferta limitada do cereal, combinada com preocupações acerca do ritmo de cultivo da próxima safra, têm sido determinantes para manter os preços em alta. “Com vendedores retraídos, as cotações aproximam-se do recorde histórico”, adverte.

A média da saca de 50 quilos de arroz no Rio Grande do Sul (58/62% de grãos inteiros e pagamento à vista), principal referencial nacional, encerrou cotada a R$ 104,09 na quarta-feira (11), apresentando um avanço de 1,23% em relação à semana anterior. Em comparação ao mesmo período do mês passado, havia uma alta de 3,91%. E um aumento de 34,08% quando comparado ao mesmo período de 2022.

“Contudo, observa-se um ritmo lento de transações, tendência que se acentua pelo fato dos agentes mostrarem inclinação para negociar o arroz já disponível nas unidades industriais, ao invés de enfrentar os entraves logísticos gerados pelas adversidades climáticas recentes”, explica o analista.

Por outro lado, o panorama de custos merece destaque. Conforme indicado pelo Cepea, o diesel, elemento crucial para as operações agrícolas e de transporte, experimentou uma alta considerável de 12,2% em setembro deste ano, em relação ao mês anterior. No entanto, em uma análise anual, verifica-se uma redução de 9,2% nos preços quando comparado ao mesmo período de 2022.

Adicionalmente, cabe ressaltar o agendamento de uma caga de importação por meio do Porto São Luís, no estado do Maranhão, envolvendo aproximadamente 14,5 mil toneladas do cereal oriundo do Uruguai.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Safras & Mercado

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário