Deral corta estimativas de safras de soja e milho do Paraná
![]()
Por Marta Nogueira
RIO DE JANEIRO (Reuters) - As estimativas da safra de soja e milho verão 2023/24 do Paraná foram reduzidas nesta quinta-feira ante previsão do mês anterior, diante de calor intenso e falta de chuvas, de acordo com levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral), do governo paranaense.
A safra de soja do Estado, um dos maiores produtores do país, foi prevista em 19,2 milhões de toneladas, queda de 11,9% ante a previsão anterior.
Principal cultura desse período, a soja também teve sua previsão de área reduzida pelo Deral para pouco mais de 5,7 milhões de hectares, contra 5,8 milhões de hectares previstos anteriormente.
A primeira safra de milho, por sua vez, foi estimada em 2,6 milhões de toneladas, contra 2,9 milhões de toneladas anteriormente. Já a área plantada foi redimensionada para 291,5 mil hectares (5,6% menor).
"Essa é uma safra pequena no Paraná em comparação com a segunda safra, para a qual estão previstos 14,5 milhões de toneladas, e até agora há boa expectativa produtiva", ressaltou o analista de soja do Deral, Edmar Gervásio.
As chuvas observadas nos últimos dias têm ajudado para que o plantio seja realizado em condições ideais, segundo o relatório do Deral, pontuando que a semeadura deve se fortalecer a partir de fevereiro.
0 comentário
Plantio do Feijão 1ª Safra se aproxima do final no RS
Federarroz faz balanço de 2025 e projeta cenário desafiador mas otimista para 2026
Farsul divulga nota técnica sobre impactos da queda do preço do arroz na arrecadação do ICMS
Deral vê plantio recorde para 2ª safra de milho do Paraná, mantém previsão para soja
Anec eleva projeções de exportações de soja, farelo de soja e milho do Brasil em dezembro
Arroz/Cepea: Preços têm pequenas reações